BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Joinville amplia atuação no Turismo e bate recorde de ocupação hoteleira

Cidade catarinense aposta na promoção turística, capacitação e diversificação de atrativos para além do corporativo

São Paulo (SP) – Joinville participou pela segunda vez da WTM Latin America 2025 com estande próprio e colheu frutos do investimento contínuo em promoção turística. Segundo Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo do município, o evento proporcionou mais reuniões produtivas do que no ano anterior, indicando amadurecimento no relacionamento com o trade.

“Tivemos mais reuniões este ano, e elas foram muito produtivas, abrindo possibilidades com operadoras e outros agentes do setor. Isso é reflexo de um trabalho profissional que temos feito nos últimos três anos de promoção turística”, destacou o secretário.

Durante o evento, Joinville apresentou um pana geral dos seus atrativos, mas com destaque para nichos em crescimento, como o cicloturismo, a observação de aves e o ecoturismo. A estratégia busca atrair o turista de lazer e equilibrar o fluxo turístico da cidade, que historicamente é forte no corporativo.

Recorde de ocupação e permanência

Joinville vem colhendo resultados expressivos. A cidade atingiu, pela primeira vez, 67% de ocupação hoteleira anual. Além disso, a permanência média dos turistas subiu de 1,9 para três dias nos últimos quatro anos.

“A cidade bateu recorde de ocupação hoteleira pelo terceiro ano seguido. O turismo de negócios é consolidado, mas o lazer vem ganhando força. Hoje, os museus já recebem mais visitantes do que moradores e aumentamos em 300% o número de visitantes em atrações rurais nos últimos três anos”, pontuou Gassenferth.

O crescimento do lazer é impulsionado por investimentos em promoção, qualificação e parcerias com o setor privado. “Multiplicamos em várias vezes o valor investido em promoção turística. Também estamos criando novos formatos de parceria com agências e operadoras, inclusive premiando resultados”, revelou.

Capacitação e impacto social

A qualificação de profissionais também é prioridade na estratégia do destino. Além de encontros com o setor hoteleiro, há capacitação voltada a taxistas, motoristas de aplicativo, atendentes, frentistas e forças de segurança, criando um ambiente mais receptivo ao turista.

“Temos um programa permanente de qualificação que envolve praticamente toda a cadeia do turismo. Isso gera benefícios para o visitante, mas também para o morador. Uma cidade boa para o turista é ainda melhor para quem vive nela”, afirmou.

Joinville destaca-se ainda pelo forte senso de comunidade. A cidade é a maior do Brasil operada exclusivamente por bombeiros voluntários. “Eu sou bombeiro voluntário, assim como o prefeito, que dá plantão mensalmente. Isso mostra o envolvimento cívico da nossa população”, disse.

Outro ponto de destaque é o hospital público municipal, referência internacional no tratamento de AVC, premiado na Holanda. “Esse reconhecimento internacional também transmite segurança ao turista que visita Joinville”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS