São Paulo (SP) – Joinville participou pela segunda vez da WTM Latin America 2025 com estande próprio e colheu frutos do investimento contínuo em promoção turística. Segundo Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo do município, o evento proporcionou mais reuniões produtivas do que no ano anterior, indicando amadurecimento no relacionamento com o trade.
“Tivemos mais reuniões este ano, e elas foram muito produtivas, abrindo possibilidades com operadoras e outros agentes do setor. Isso é reflexo de um trabalho profissional que temos feito nos últimos três anos de promoção turística”, destacou o secretário.
Durante o evento, Joinville apresentou um pana geral dos seus atrativos, mas com destaque para nichos em crescimento, como o cicloturismo, a observação de aves e o ecoturismo. A estratégia busca atrair o turista de lazer e equilibrar o fluxo turístico da cidade, que historicamente é forte no corporativo.
Recorde de ocupação e permanência
Joinville vem colhendo resultados expressivos. A cidade atingiu, pela primeira vez, 67% de ocupação hoteleira anual. Além disso, a permanência média dos turistas subiu de 1,9 para três dias nos últimos quatro anos.
“A cidade bateu recorde de ocupação hoteleira pelo terceiro ano seguido. O turismo de negócios é consolidado, mas o lazer vem ganhando força. Hoje, os museus já recebem mais visitantes do que moradores e aumentamos em 300% o número de visitantes em atrações rurais nos últimos três anos”, pontuou Gassenferth.
O crescimento do lazer é impulsionado por investimentos em promoção, qualificação e parcerias com o setor privado. “Multiplicamos em várias vezes o valor investido em promoção turística. Também estamos criando novos formatos de parceria com agências e operadoras, inclusive premiando resultados”, revelou.
Capacitação e impacto social
A qualificação de profissionais também é prioridade na estratégia do destino. Além de encontros com o setor hoteleiro, há capacitação voltada a taxistas, motoristas de aplicativo, atendentes, frentistas e forças de segurança, criando um ambiente mais receptivo ao turista.
“Temos um programa permanente de qualificação que envolve praticamente toda a cadeia do turismo. Isso gera benefícios para o visitante, mas também para o morador. Uma cidade boa para o turista é ainda melhor para quem vive nela”, afirmou.
Joinville destaca-se ainda pelo forte senso de comunidade. A cidade é a maior do Brasil operada exclusivamente por bombeiros voluntários. “Eu sou bombeiro voluntário, assim como o prefeito, que dá plantão mensalmente. Isso mostra o envolvimento cívico da nossa população”, disse.
Outro ponto de destaque é o hospital público municipal, referência internacional no tratamento de AVC, premiado na Holanda. “Esse reconhecimento internacional também transmite segurança ao turista que visita Joinville”, finalizou.