A conectividade entre Madrid e Lisboa, que ficou interrompida desde a suspensão do serviço noturno Trenhotel Lusitania em 2020, está prestes a dar um salto significativo. Em 2030, as duas capitais da Península Ibérica estarão ligadas por um novo trem de alta velocidade, reduzindo o tempo de viagem de mais de 10 horas para apenas três, um marco que não apenas facilitará o trânsito entre as duas cidades, mas também terá um impacto direto no turismo e na sustentabilidade da mobilidade no continente europeu.
O novo trem de alta velocidade foi recentemente aprovado pela Comissão Europeia e está em fase de planejamento para ser lançado até 2030, coincidindo com a coorganização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, um evento que promete atrair um grande número de turistas. A conexão Madrid-Lisboa será uma das mais importantes do continente, fortalecendo a rede ferroviária de alta velocidade entre as capitais europeias, uma prioridade para o Comissário Europeu para o Transporte, Apostolos Tzitzikostas, conforme suas declarações sobre o projeto.
Este novo trajeto tem um impacto profundo nas políticas de transporte de ambos os países, sendo visto como uma estratégia para descarbonizar o setor de transportes, com a intenção de reduzir significativamente o número de voos entre Madrid e Lisboa. A proposta é parte de um esforço maior de integração ferroviária e desenvolvimento de infraestrutura sustentável na Europa.
Além disso, Portugal planeja aumentar sua capacidade aeroportuária com a construção de um novo aeroporto na região de Lisboa, com previsão de conclusão até 2034. A medida visa aliviar a saturação do Aeroporto Humberto Delgado, que já opera em sua capacidade máxima. Com isso, Lisboa não apenas se prepara para receber mais turistas via trem, mas também visa aumentar a conectividade aérea.
O trem de alta velocidade se beneficiará de uma nova linha ferroviária em Portugal, que conecta Elvas e Evora, já com trechos prontos para operação em 2025. Essa linha vai cortar o tempo de viagem entre Lisboa e Badajoz, na Espanha, de três horas e meia para menos de duas. Este é apenas o início de um ambicioso projeto para conectar várias cidades ibéricas, incluindo uma futura ligação entre Madrid e Porto via Salamanca, e até mesmo uma extensão até Vigo, na Galícia.
Desafios no Caminho
Apesar do progresso, o projeto enfrenta desafios técnicos, como as diferenças nos sistemas elétricos e de sinalização entre os dois países. Renfe, a operadora ferroviária espanhola, precisará investir 15 milhões de euros para adaptar seus trens à infraestrutura portuguesa. Esses obstáculos são esperados para serem superados até 2025, garantindo que as linhas cruzadas sejam operacionais até 2030.
A criação da linha de alta velocidade Madrid-Lisboa representa uma grande vitória para o setor de transporte e turismo da Europa, trazendo não apenas uma solução de mobilidade mais sustentável, mas também um fortalecimento das relações econômicas e culturais entre Espanha e Portugal.
Recentemente, a França também revelou nova geração de trem de alta velocidade.