No final do mês de março, a MSC Cruzeiros encerrou a histórica temporada 2024/25 com uma cerimônia especial a bordo do MSC Splendida, que estacionou em Santos (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) antes de partir para a Europa. Durante a temporada, a companhia movimentou 603,5 mil hóspedes em seus cruzeiros pela América do Sul, onde é líder de mercado, e outros 62 mil brasileiros em itinerários internacionais, totalizando 665,5 mil passageiros. Foram mais de 120 roteiros realizados partindo de oito portos: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Itajaí (SC), Paranaguá (PR), Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).
Durante a cerimônia, Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC Cruzeiros no Brasil, ressaltou a relevância desta temporada para a companhia. “É com imensa satisfação que celebramos os resultados que alcançamos ao longo desta temporada. Esse período foi marcado pelo fortalecimento das parcerias que construímos, bem como da nossa liderança de mercado na América do Sul. Continuaremos a trabalhar bastante para oferecer férias completas para nossos hóspedes, seja no Brasil ou em destinos internacionais”, afirma.
Entre os destaques da temporada, a MSC Cruzeiros celebrou a operação do MSC Grandiosa, o maior navio da história da companhia a navegar pela América do Sul, além do MSC Seaview, MSC Splendida, MSC Orchestra e MSC Armonia, que realizaram embarques no Brasil. “Trazer um navio do porte do Grandiosa para o Brasil mostra a confiança da MSC no mercado nacional. A resposta do público foi extremamente positiva, e isso reforça nosso planejamento para os próximos anos”, destaca Ursilli.
Premiação
A cerimônia também foi marcada pela 16ª edição do Top MSC, premiação que reconhece os principais agentes de viagens parceiros da companhia. O evento reuniu cerca de 300 convidados, incluindo colaboradores, agentes de viagens, parceiros e imprensa.
“Os agentes de viagens são peças fundamentais no nosso sucesso. Eles são os responsáveis por levar a experiência da MSC até os clientes, e essa premiação é uma forma de agradecer pelo trabalho incansável que realizam”, declara Ursilli.
Para demonstrar o papel do trade turístico para a companhia, o diretor geral também revelou que a companhia distribuiu mais de R$ 170 milhões em comissão ao longo de todo o verão, salientando a importância dos agentes frente ao surgimento de novas tecnologias. “O avanço da inteligência artificial torna o papel do agente de viagens ainda mais essencial. A tecnologia deve ser uma aliada, mas nada substitui o atendimento humanizado, a confiança e o cuidado com o bem-estar dos clientes. É por isso que investimos na qualidade dos serviços e na valorização das pessoas, pois construir relações duradouras é o que realmente faz a diferença”, conta Ursili.
Ignacio Palacios, diretor de Vendas e Revenue da MSC Cruzeiros, enfatizou a importância dos agentes de viagem não só para o sucesso da companhia, mas para o setor e a economia como um todo. “Esta noite é um momento especial para reconhecer todo o empenho e a dedicação deles, essenciais para nosso crescimento, assim como para a entrega de sonhos para seus clientes. Esse trabalho conjunto cria conexões e oportunidades a todos, além de gerar milhares de empregos, resultando em um impacto de bilhões de reais na economia brasileira”, ressalta o executivo.
As categorias premiadas incluíram: Top Seguros, Top Serviços pré-pagos, Top Afinidade, Top Grupos MICE, Top Internacional, Top Receptivo, Top MSC Yacht Club, Destaque Top MSC, Top Premium e Top 10.
Vencedores do 16º Top MSC
- Top Seguros
- Mar-Tha Rio
- Ciatour
- Tz Viagens
- Top Serviços Pré-Pagos
- Auritur Viagens E Turismo
- E-Turismo
- Vasco Da Gama
- Top Afinidade
- Personal Vip Travel
- Parceiros De Viagens
- Top Grupos Mice
- Cia Das Artes
- MCI Brasil
- Top Internacional
- Clube Turismo
- Abreutur
- Rique Viagens
- Top Receptivo
- Tour Shop
- Top MSC Yacht Club
- Global Turismo
- Hometur
- Central Marítima
- Destaque Top MSC
- PromoAção
- Top Premium
- Cvc Turismo
- Agaxtur Turismo
- Azul Viagens
- Qualitours
- Decolar
- Top 10
- Casa Do Agente
- Clube Dos Cruzeiros
- Elle Prime
- Logitravel
- Marítimos
- Mendes Tur
- Mundo Dos Cruzeiros
- Viajante Necessário
- Viajar Barato
- Vope
Próxima temporada
A companhia apresentou detalhes da próxima temporada, que ocorrerá entre outubro de 2025 e abril de 2026, com cinco navios: MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia e MSC Lirica com embarques no Brasil, enquanto o MSC Fantasia visitará destinos nacionais a partir de portos na Argentina. “Nosso objetivo é continuar elevando o nível da experiência dos nossos hóspedes, oferecendo embarcações modernas e roteiros diferenciados”, explica Ursilli.
ROTEIROS DA TEMPORADA 2025/26
MSC Seaview: cruzeiros de seis, sete e oito noites com embarques em Santos (SP), Salvador (BA) e Maceió (AL), visitando Búzios (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL) e Ilha Grande (RJ) em roteiros alternados
MSC Preziosa: embarques em Santos (SP), com minicruzeiros de três e quatro noites para Angra dos Reis (RJ) e Búzios (RJ), além de cruzeiros de seis, sete e oito noites para Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Salvador (BA), Balneário Camboriú (SC) e Itajaí (SC), além de Punta del Este e Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina)
MSC Armonia: embarques no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Maceió (AL), com minicruzeiros de três noites para Ilhabela (SP) e cruzeiros de seis, sete e oito noites para Ilhéus (BA), Salvador (BA), Maceió (AL), Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Ilhabela (SP)
MSC Lirica: embarques em Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), com minicruzeiros de três e quatro noites para Búzios (RJ) e Ilha Grande (RJ), além de cruzeiros de sete noites para Ilhabela (SP), Ilha Grande (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Itajaí (SC)
MSC Fantasia: embarques em Buenos Aires (Argentina) para cruzeiros de oito, nove e dez noites, visitando Rio de Janeiro (RJ), Ilhabela (SP), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Montevidéu (Uruguai)
Poucas semanas antes da cerimônia de encerramento, a MSC Cruzeiros revelou mais detalhes sobre a nova temporada e novidades da companhia para os próximos anos durante o Conexão MSC. Realizado no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP), o evento integra a série de roadshows organizados pela empresa com o objetivo de capacitar agentes de viagens e apresentar as principais estratégias e investimentos da empresa para o Brasil e o mercado latino-americano.
Para Palacios, estar em contato com os agentes de viagens é essencial. “Nosso objetivo é garantir que eles tenham acesso às últimas novidades, oportunidades e ofertas para potencializar suas vendas”, pontua o diretor de Vendas e Revenue da companhia. A meta deste ano é realizar 51 eventos e atingir cerca de 3,5 mil agentes de viagens em todo o País.
“O mercado brasileiro é estratégico para nós, tanto que oferecemos embarque em cinco portos nacionais e garantimos que todos os nossos navios tenham tripulantes que falam português do Brasil”, destacou Rafael Grosso, gerente comercial da MSC Cruzeiros no Brasil. “O impacto do Brasil vai além de roteiros na América do Sul. Em poucos dias, já registramos reservas brasileiras para nosso novo roteiro no Alasca. Esse é o peso que esse mercado tem para nós”, complementa.
A MSC também anunciou a promoção “Super Upgrade”, válida até 30 de abril deste ano, permitindo que clientes paguem por uma cabine e recebam um upgrade para uma categoria superior.
Expansão e novidades
Com 22 navios em operação e quatro novos previstos até 2028, a MSC Cruzeiros segue expandindo sua presença global. A temporada no Caribe, por exemplo, contará com a estreia do MSC World America em 9 de abril. O navio conta com 22 andares, 2,6 mil cabines e será o segundo navio da categoria a ser movido a gás natural liquefeito (GNL). A região também contará com roteiros operados pelo MSC Grandiosa, MSC Seascape, MSC Seashore, MSC Seaside, MSC Divina e MSC Virtuosa.
As opções de embarque incluem Miami, Nova York, Galveston e Porto Canaveral, em Orlando, atendendo a diferentes perfis de viajantes. “Estamos investindo fortemente no Caribe e ampliando nossas ofertas, incluindo o MSC Virtuosa no Caribe Sul e Antilhas, com pacotes Fly & Cruise, que incluem passagem aérea da Gol de Guarulhos para Martinica aos viajantes que não possuem visto para os EUA”, explica Palacios.
Outro destaque é o MSC Grand Voyage, que oferece cruzeiros de 20 a 21 noites entre Europa e Brasil, com pacotes que incluem aéreo e transfer entre o aeroporto e o terminal marítimo. Para quem busca uma experiência ainda mais completa, a MSC também confirmou as edições de 2026 e 2027 do MSC World Cruise, com um roteiro de 119 dias passando por todos os continentes.
Novas estruturas portuárias também fazem parte do atual cenário da MSC Cruzeiros. Em Barcelona, um novo espaço foi aberto no dia 3 de abril e contará com um projeto arquitetônico moderno. O terminal atenderá tanto os navios da MSC quanto os da Explora Journeys. Já em Miami, o novo terminal foi inaugurado em fevereiro e chega como o maior terminal de cruzeiros da América do Norte, com capacidade para receber até 36 mil hóspedes por dia.
“Isso nos permite personalizar e oferecer produto e experiência muito melhores desde o momento do planejamento da viagem até o dia em que o passageiro chega no porto. Estamos trabalhando muito fortemente para melhorar a experiência do cliente”, destaca Palacios.
A empresa também aposta na diversificação das categorias de hospedagem. A partir de 1º de julho, a experiência Áurea contará com novos serviços, como máquina de espresso, minibar premium com itens gratuitos, serviço de passar roupas (limitado a duas peças), prioridade no embarque e desembarque, entre outros benefícios. “Isso ajuda as agências a oferecerem opções mais personalizadas e agregarem valor à experiência do cliente”, afirma Grosso.
A MSC Cruzeiros também reforçou as vantagens da pré-reserva, que garante descontos de 20% a 40% em pacotes como bebidas, gastronomia especializada, spa, internet e excursões; e todas essas vendas são comissionadas para os agentes de viagens. “Reservar com antecedência é um diferencial. No caso do MSC Fun Pass, os clientes economizam até 20% em experiências a bordo, como pacotes de fotos e celebrações”, ressalta Palacios.
Explora Journeys
O grupo MSC está ampliando sua presença no segmento de cruzeiros premium com a marca Explora Journeys, que busca oferecer experiências diferenciadas e focadas em exclusividade, sofisticação e serviços personalizados. Além do sucesso da operação do Explora I e do lançamento do Explora II em 2024, a companhia anunciou a chegada do Explora III para este ano, com mais outros três navios previstos para estrearem até 2028.
Quanto aos novos itinerários para 2026 e 2027, a marca está ampliando sua presença para destinos como Caribe, América Central, América do Sul, Amazônia, Mar Vermelho e Península Arábica. Os roteiros – que ocorrerão entre outubro de 2026 e maio de 2027 – serão operados pelos navios Explora I, Explora II e Explora III, com foco em experiências imersivas e portos menos frequentados.
O Explora I navegará pelo Caribe e América Central entre novembro de 2026 e março de 2027, com uma jornada pela Amazônia em fevereiro de 2027. O Explora II explorará o Mar Vermelho e a Península Arábica, com paradas em cidades como Jeddah (Arábia Saudita), Salalah (Omã), Khasab (Omã) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Já o Explora III realizará itinerários pelo Caribe e América Central, e em maio de 2027 cruzará o Canal do Panamá e seguirá pelo litoral do Pacífico da América Central e América do Norte.
Os roteiros incluem destinos exclusivos como São Bartolomeu, Antígua, Belize, Costa Rica e Cartagena, na Colômbia, além de experiências imersivas como a navegação pelos rios da Amazônia e a exploração das paisagens do Mar Vermelho. A companhia também preparou festas especiais de fim de ano, com celebrações e shows de fogos de artifício em destinos como Porto Rico e Dubai.
Expectativas
Com uma temporada promissora pela frente, a MSC Cruzeiros reforça seu compromisso com o mercado brasileiro e seus parceiros comerciais. “Nosso negócio é construir relações de longo prazo. Queremos que os agentes tenham sucesso, pois sabemos que um cliente satisfeito volta e impulsiona todo o setor”, afirma Palacios.
Entre as ações da companhia voltadas para o fortalecimento do relacionamento com os agentes de viagens estão roadshows, famtours e visitas. “Acabamos de desembarcar mais de 300 agentes que estavam a bordo do MSC Seaview. Fizemos um famtour aproveitando os nossos navios na região Sul do Brasil e estamos convidando agentes de viagens para participar da inauguração do World America, além de organizar nossa Convenção Internacional de Vendas, no Cabo Canaveral, em maio”, revela Palacios.
A convenção, segundo Ursili, é a maior que a empresa já organizou e provavelmente uma das maiores do mercado. “Esta edição deve reunir mais de 400 brasileiros, entre agentes de viagens, jornalistas, parceiros e convidados para trocar ideias, experiências, capacitar e conhecer mais sobre os nossos cruzeiros”, conta o diretor geral.
“Estamos constantemente buscando melhorias na nossa operação, seja em portos, na qualidade do serviço a bordo, na diversificação dos roteiros e na comunicação com o trade turístico. O Brasil tem um potencial enorme, e nosso compromisso é seguir investindo para expandir esse mercado”, finaliza Ursilli.