A United Airlines anunciou um novo investimento estratégico na JetZero, startup que desenvolve aeronaves com design de asa integrada, conhecido como “blended wing body” (BWB). A parceria inclui a possibilidade de aquisição de até 200 aeronaves — 100 pedidos firmes e 100 opções — desde que metas de desenvolvimento sejam cumpridas, incluindo o voo de um demonstrador em escala real previsto para 2027.
Com esse investimento, a United busca aprimorar sua malha aérea com aviões que prometem até 50% de economia no consumo de combustível por passageiro-quilômetro, em comparação com aeronaves de tamanho similar. Além do impacto ambiental positivo, o modelo Z4 da JetZero foi desenhado para elevar o nível de conforto a bordo, com cabines mais amplas, maior acessibilidade e embarque mais eficiente.
“Se for bem-sucedida, a JetZero tem o potencial de evoluir nosso principal negócio, desenvolvendo aeronaves com cabines maiores e mais confortáveis para nossos clientes, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência de combustível em toda a nossa malha”, afirmou Andrew Chang, chefe da United Airlines Ventures (UAV). “A United Airlines Ventures® foi criada para apoiar nossos esforços em encontrar empresas inovadoras que possam aprimorar a experiência de viagem do cliente e ajudar a companhia a reduzir sua pegada de carbono, e acreditamos que a JetZero reflete essa filosofia.”
O modelo JetZero Z4, com capacidade para até 250 passageiros, foi desenhado para operar com combustível de aviação convencional, mas está apto a utilizar misturas sustentáveis (SAF). A Força Aérea dos Estados Unidos já aposta no projeto: em 2023, concedeu um contrato de US$ 235 milhões à JetZero para acelerar o desenvolvimento do demonstrador comercial. Além do uso civil, o modelo pode atender a aplicações militares, como transporte e reabastecimento aéreo — segmentos que representam cerca de 60% do consumo de combustível da Força Aérea norte-americana.
“O investimento da United em nossa empresa sinaliza a crença do setor de que novas tecnologias inovadoras são necessárias para alcançar a eficiência e a economia de custos necessárias para atender o crescimento contínuo da demanda por viagens aéreas em todo o mundo”, disse Tom O’Leary, CEO e cofundador da JetZero. “A JetZero está focada em uma tecnologia essencial – a fuselagem – que nos permite superar todas as barreiras ao crescimento. Este programa é o único em desenvolvimento atualmente que promete eficiência e uma experiência superior ao cliente.”
Segundo a JetZero, o novo design permite não apenas uma operação mais eficiente em rotas longas — como entre Nova York/Newark e Palma de Maiorca, com até 45% de economia de combustível — como também integração com a infraestrutura aeroportuária atual, sem a necessidade de adaptações nas pontes de embarque, pistas ou terminais.
A United Airlines Ventures, fundo de investimento da companhia, vem apostando em tecnologias sustentáveis que moldem o futuro da aviação. Além da JetZero, a UAV já investiu em projetos de aeronaves híbrido-elétricas, movidas a hidrogênio e táxis aéreos elétricos (eVTOLs), alinhando-se à meta de zerar suas emissões líquidas de carbono até 2050.