A crise envolvendo a ViagensPromo gerou uma nova preocupação no setor turístico e motivou a realização de audiência pública nesta terça-feira (29), às 16h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte vai debater os supostos prejuízos provocados pela empresa a agências de viagem e turistas, conforme informações do Jornal da Cidade.
O encontro foi solicitado pelo deputado Professor Cleiton (PV), que, em requerimento, citou a falta de pagamento da ViagensPromo a diversas agências em Minas Gerais. O problema estaria resultando no cancelamento de pacotes turísticos e gerando impactos financeiros expressivos. “Precisamos de respostas e de uma solução rápida. Nossa economia depende de um turismo forte”, defende o parlamentar.
O transtorno atual remete à situação vivida pela 123 Milhas, que, no final de 2023, teria lesado cerca de 700 mil consumidores em todo o país. Conforme apontado na imprensa, os primeiros sinais de problemas com a ViagensPromo surgiram em novembro do ano passado, quando atrasos de pagamento e cancelamentos de serviços começaram a ocorrer. Na mesma época, a empresa também se desligou da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).
Fundada em 2018 por Renato Kido, atualmente diretor-geral, a ViagensPromo conquistou espaço no mercado oferecendo promoções exclusivas e voos fretados, especialmente para o Nordeste, com preços competitivos. Além disso, investia em estratégias para o trade, como pagamento de comissões elevadas a agentes e a promoção de famtours para profissionais do setor.
Apesar do crescimento rápido, a crise ficou evidente em fevereiro de 2025, quando a ViagensPromo enviou comunicado a agências de todo o país citando “instabilidade no fluxo operacional e financeiro” e admitindo não ter recursos para honrar embarques futuros ainda não quitados.
A situação agravou-se em março, com o rompimento do contrato com a Gol, que alegou uma dívida de aproximadamente R$ 1 milhão, e com consumidores de Minas Gerais já relatando dificuldades para realizar viagens compradas. No dia 20 de março, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a empresa para esclarecimentos sobre os cancelamentos.
Em nota enviada à imprensa, a ViagensPromo afirmou que está buscando alternativas: “Estamos trabalhando para encontrar soluções viáveis que permitam a reacomodação dos passageiros e a restituição dos valores pagos”.
Para a audiência, foram convidados representantes de entidades de defesa do consumidor e do setor turístico, como o presidente da Abav Minas Gerais, Peter Paul Santos Mangabeira, e a assessora jurídica do Procon Assembleia, Marina Bicalho Lima. Também foram chamados representantes de agências de viagens supostamente afetadas, como Adejo Viagens, IB Turismo, Saliba Viagens, Central Turismo, Conexão Turismo e Peregrinação, Ramon Ferraz Consultoria em Viagens e Agência Younique Travelling.