A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de março de 2025, com os seguintes destaques:
- A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), aumentou 4,4% em relação aos níveis de março de 2024 (+5,5% nas operações internacionais), um pico histórico para o mês de março.
- A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 4,3% em relação a março de 2024 (+6,1% nas operações internacionais).
“Os volumes de carga de março foram fortes. Possivelmente, isso esteve parcialmente relacionado a uma antecipação da demanda, já que algumas empresas tentaram evitar as tarifas que devem ser aplicadas a partir de 2 de abril pelo governo de Trump. A incerteza sobre a implementação das propostas de 2 de abril pode, eventualmente, pesar sobre o comércio”, explica Willie Walsh, diretor geral da Iata.
“Enquanto isso, a redução no custo do combustível – que também é resultado da mesma incerteza – é um fator positivo de curto prazo para o transporte aéreo de carga. E, com a indefinição temporária sobre a implementação das propostas, esperamos que os líderes políticos consigam transformar as tensões comerciais em acordos confiáveis que possam restaurar a confiança nas cadeias de suprimentos globais”, complementa Walsh.
Vários fatores devem ser destacados no ambiente operacional:
- Os volumes de março normalmente aumentam após a calmaria em fevereiro, e esse aumento de um dígito segue as tendências de crescimento pré-Covid.
- Os preços do combustível de aviação caíram 17,3% em relação ao ano anterior, marcando nove meses consecutivos de queda.
- O forte aumento das tarifas e as novas regras comerciais dos Estados Unidos, principalmente a proibição de importações isentas de impostos da China e Hong Kong a partir de 2 de maio, podem ter levado empresas e compradores a anteciparem as compras para evitar aumentos significados nas taxas de importação.
- A produção industrial mundial cresceu 3,2% em relação ao ano anterior, e os volumes do comércio subiram 2,9%. Muitos índices importantes de inflação de preços ao consumidor (IPC) caíram: a inflação nos Estados Unidos foi de 2,4% (queda de 0,4 ponto percentual em relação a fevereiro), o IPC da União Europeia foi de 2,5% e no Japão, a taxa caiu 0,1%, atingindo 3,6%. A deflação continua na China, mas recuou para -0,1%.
Desempenho por região em março de 2025
As transportadoras da região Ásia-Pacífico registraram aumento de 9,6% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior entre as regiões. A capacidade aumentou 11,3% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
As transportadoras da América do Norte demonstraram aumento de 9.5% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade elevou 6,1% em relação ao ano anterior.
As transportadoras da Europa relataram aumento de 4,5% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade subiu 2,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
As transportadoras do Oriente Médio registraram queda de 3,2% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 0,8% em relação ao anterior. É possível que a fraqueza neste mercado se deva à comparação anual com o forte crescimento no início de 2024, devido aos problemas no transporte marítimo no Mar Vermelho.
As transportadoras da América Latina demonstram aumento de 5,8% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 4,7% em relação ao ano anterior.
As transportadoras da África registraram queda de 13,4% na demanda por carga aérea em março em relação ao ano anterior, o pior resultado entre as regiões. A capacidade aumentou 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Crescimento das rotas comerciais: A rota Europa-América do Norte foi a rota comercial mais movimentada em março. A rota Ásia-América do Norte, a maior rota comercial em participação de mercado, também apresentou forte crescimento, possivelmente impulsionada pela antecipação da demanda devido aos possíveis aumentos de tarifas. As rotas Europa-Oriente Médio e África-Ásia foram as únicas rotas comerciais com queda em março.
Rota comercial
Rota comercial | Crescimento em relação ao ano anterior | Observação | Participação no mercado |
---|---|---|---|
Ásia-América do Norte | +7,3% | Retomada após queda revisada de 0,5% em fev. | 24,4% |
Europa-Ásia | +8,3% | 25 meses consecutivos de crescimento | 20,5% |
Europa-Oriente Médio | -7,5% | N/A | 5,7% |
Oriente Médio-Ásia | +2,9% | N/A | 7,3% |
Dentro da Ásia | +5,5% | 17 meses consecutivos de crescimento | 7,0% |
Europa-América do Norte | +8,5% | 14 meses consecutivos de crescimento | 13,3% |
África-Ásia | -40,2% | 4 meses consecutivos de queda | 1,4% |
Dentro da Europa | -5,2% | N/A | 2,0% |
*A participação é baseada nos valores de CTK do ano inteiro de 2024.
Confira a análise completa dos mercados de transporte aéreo de carga de março de 2025 neste link.