BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,65

Visit Brasil Summit propõe nova visão global do turismo brasileiro

Evento da Visit Brasil Summit destaca ancestralidade e diversidade como pilares para promover o Brasil de forma inclusiva e representativa

Nos dias 19 e 20 de maio, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), vai sediar um novo capítulo na construção da imagem do Brasil para o mundo. Promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, o Visit Brasil Summit propõe um debate estratégico e inédito sobre o futuro da promoção turística internacional do país.

Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o evento reunirá as principais lideranças e especialistas do turismo para pensar o Brasil que queremos apresentar ao mundo: um país como destino competitivo, inovador, sustentável que valoriza suas origens, celebra sua diversidade e reconhece a potência dos territórios e das pessoas que os habitam.

Dois painéis centrais do Summit apontam para esse novo horizonte. “O Futuro do Turismo é Ancestral”, com participação da escritora Conceição Evaristo, e “O Futuro do Turismo é Diverso”, com a presença da norte-americana Martinique Lewis, presidente da Black Travel Alliance.

Ambos reforçam que o turismo do futuro passa pelo reconhecimento da pluralidade cultural, da memória coletiva e da representatividade como elementos centrais da experiência turística. As duas mulheres convergem, a partir de vivências e trajetórias distintas, na percepção de que a construção do futuro do turismo precisa vir com justiça histórica e pluralidade.

Vozes negras

Escritora e linguista com trajetória marcada pela valorização das vozes negras e femininas, Conceição Evaristo vai provocar reflexões profundas sobre a importância de olhar para o passado e para os saberes tradicionais como guias para um turismo mais consciente.

No painel “O Futuro do Turismo é Diverso”, Martinique Lewis, referência internacional na luta por inclusão racial no setor trará sua experiência à frente da Black Travel Alliance e seus estudos sobre como a representação molda o comportamento de viajantes negros ao redor do mundo.

Ao lado de Nina Veloso e Raquel Braga, sócias do coletivo DAS, e Ana Benevides, representante do Programa Asa Para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Lewis vai abordar estratégias para um turismo verdadeiramente inclusivo, onde pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e com deficiência ocupem espaços de decisão e protagonismo.

Para Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, o evento traz uma nova perspectiva que deve ser considerada na forma como o Brasil se apresenta ao mundo. “Acreditamos que o futuro do turismo passa pela valorização da nossa diversidade, da nossa ancestralidade e, acima de tudo, no fortalecimento dos pequenos negócios que pulsam em cada canto do país e são maioria nesse segmento tão relevante”, comenta.

“São eles, os microempreendedores e as micro e pequenas empresas, que conseguem, de forma muito natural, mostrar a autenticidade da nossa cultura, a riqueza dos nossos sabores e a singularidade das nossas experiências. Os pequenos negócios conseguem ser mais próximos do cliente e estabelecer relações mais personalizadas e marcantes. O Sebrae apoia esses negócios, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e a inclusão, para que o turismo brasileiro seja cada vez mais próspero, justo e representativo para todos”, acrescentou Margarete.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o Summit representa uma virada de chave na forma como o Brasil comunica sua identidade ao mundo. “É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes nas próximas décadas. E isso passa por afirmar a diversidade e a ancestralidade como riquezas centrais do nosso país”, afirma.

Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, enfatizou a importância da participação da escritora. “A Conceição Evaristo é uma grande referência para nós. Uma mulher que carrega um legado de luta, resistência e compromisso com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Especialmente por ser uma mulher mais velha, ela nos inspira com sua trajetória, sua voz potente e sua produção literária que amplia o espaço de fala para outras mulheres negras”, disse.

Para Tania Neres, Conceição Evaristo é uma escritora de importância nacional, e mais do que isso, ela criou, na Pequena África, um território de escrevivência, como ela mesma define, onde memória, cultura e ancestralidade se encontram. “Hoje, esse espaço se tornou um dos destinos mais visitados do Brasil. Lá, no Largo da Prainha, onde está a estátua da primeira bailarina negra do Brasil, Dona Mercedes Baptista, temos também uma empena com uma grande pintura da Conceição, que reafirma a força da mulher negra no afroturismo e na construção da nossa identidade”, concluiu.

Visit Brasil Summit

O Visit Brasil Summit é um marco na agenda do turismo no país e surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o nosso posicionamento como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Entre os principais eixos temáticos estão a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade, a cultura de dados, a criatividade e a inovação, que vão nortear as discussões e os painéis do Summit.

Inscrições abertas

Com um formato híbrido, o Visit Brasil Summit oferecerá acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados. Além de acompanhar as palestras e debates, os participantes virtuais poderão interagir com os palestrantes através de perguntas enviadas via Whatsapp. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site da entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS