O Vietnã está vivendo um boom econômico, tornando-se cada vez mais atraente para estrangeiros com alto poder aquisitivo. O país anunciou que vai lançar um novo programa de visto dourado com duração de 10 anos.
A nação do Sudeste Asiático busca atrair residentes de longo prazo, investidores e profissionais de diversas partes do mundo. A expectativa é que isso fortaleça o setor de turismo e a economia vietnamita.
Segundo o site Financial Express, estão previstas três categorias principais:
O visto dourado terá validade entre 5 e 10 anos, com possibilidade de renovação;
O visto para investidores terá validade de 10 anos e permitirá a solicitação de residência permanente após 5 anos;
O “Visto de Talento”, voltado a profissionais altamente qualificados em setores de rápido crescimento, terá validade de 5 anos e processo de renovação simplificado.
A expectativa é que todo o processo de solicitação ocorra de forma totalmente online, sem necessidade de comparecimento em embaixadas.
Os procedimentos para concessão de vistos a turistas e viajantes de negócios em visitas curtas também foram simplificados, digitalizados e agilizados.
Acessibilidade e cultura
Além das oportunidades de investimento, o Vietnã quer se posicionar como um destino vibrante e acessível para viver, com serviços de qualidade.
Grandes cidades como Cidade de Ho Chi Minh, Hanói e Da Nang oferecem riqueza cultural, escolas internacionais e boas opções de moradia, atraindo estrangeiros interessados em residência.
Expansão do Turismo
O governo vietnamita espera que o visto dourado contribua para expandir o turismo. Mais de 7,67 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país no primeiro trimestre de 2025 — um aumento de 23,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Autoridade Nacional de Turismo do Vietnã.
China e Coreia do Sul são os principais mercados emissores de turistas para o Vietnã, seguidos por Taiwan, Estados Unidos e Japão. Os mercados europeus também estão em crescimento, impulsionados pela política de isenção de visto do país. O Reino Unido teve aumento de 20,7% no número de visitantes, seguido por França (24,7%) e Alemanha (18,8%).
A autoridade de turismo do Vietnã pretende lançar diversas campanhas promocionais para atingir a meta de receber entre 22 e 23 milhões de visitantes internacionais em 2025.
Vale dizer que a Meliá anunciou recentemente que adicionará 12 propriedades no Vietnã.