BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Alagoas sedia Convenção da HotelDO e reforça estratégia de promoção

Estado de Alagoas investe em capacitação in loco, novos hotéis e aeroporto para impulsionar o turismo nacional e internacional

Maceió (AL) – O Estado de Alagoas foi palco da 1ª Convenção de Vendas da HotelDO, realizada entre os dias 12 e 16 de maio. O evento, que reuniu agentes de viagens de todo o Brasil, foi promovido com apoio da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), que vê na parceria com a plataforma B2B do grupo Decolar uma oportunidade de consolidar o destino entre os mais competitivos do país.

Segundo Marília Herrmann, secretária adjunta de Turismo de Alagoas, a colaboração com a HotelDO e a Decolar já tem três anos e vem sendo pautada por capacitações em diferentes regiões do Brasil. Ao trazer a convenção para Alagoas, o Estado buscou oferecer uma experiência imersiva aos profissionais de vendas.

“Capacitar in loco é diferente, porque além de mostrar as nossas sete regiões turísticas, mostramos também a gastronomia, cultura, artesanato. Eles podem vivenciar, degustar, ver e sentir. Isso faz toda a diferença na hora de vender um pacote”, destacou Marília, durante o jantar de boas-vindas da convenção.

A secretária aponta que essa abordagem contribui para tornar os agentes mais seguros na hora de promover o destino. “Eles conseguem dizer com propriedade: ‘Eu estive em Alagoas, conheci Maceió, conheci as regiões turísticas e seus atrativos’. O que eles viram na foto, o que escutaram, é real”, afirma.

Crescimento da demanda e investimentos em infraestrutura

Herrmann informou que o fluxo de turistas nacionais cresceu 8% entre o primeiro semestre de 2024 e 2025, segundo dados da Embratur. No mercado internacional, o Estado observou avanço de 102%, resultado de ações de promoção e da ampliação da infraestrutura receptiva. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos da secretária Bárbara Braga e do governo de Alagoas. Estamos estruturando o Estado com melhorias em infraestrutura, serviços e hotelaria”, explica.

Entre os projetos em andamento, destaca-se a construção de 19 novos hotéis com previsão de entrega até 2028. A expectativa é de que a oferta hoteleira cresça dos atuais 52 mil leitos para cerca de 60 mil. “Temos empresários que já atuam no Estado expandindo seus empreendimentos e também bandeiras internacionais como o Vila Galé, que está construindo seu segundo hotel em Cururupe, no litoral sul”, disse Herrmann.

Outro marco para o turismo local será a inauguração do aeroporto de Maragogi, prevista para até o final de 2026. Segundo a secretária adjunta, inicialmente o equipamento deve receber voos nacionais fretados. “Todo aeroporto começa assim, para depois entender como se portar e crescer de forma assertiva”, pontuou.

Promoção internacional e conectividade aérea

No mercado externo, Alagoas tem participado de feiras como a BTL (Lisboa), a ILTM (voltada ao turismo de luxo) e ações do Consórcio Nordeste, como as realizadas em Londres e Milão. “Em Londres, atendi 100 agentes de viagens e apresentei o destino. Eles queriam saber sobre segurança, hotelaria, clima e conectividade. Nesse quesito, destacamos que Lisboa-Maceió são só sete horas de voo”, relatou Herrmann, reforçando o papel da Tap, com três frequências semanais, e da Gol, com voos diretos para a Argentina.

As companhias aéreas Azul, Gol e Latam atendem o Estado no mercado nacional. Herrmann observa que a malha aérea tem avançado, sobretudo com a Azul, que tem ampliado sua atuação no interior paulista. “Estamos conseguindo atingir novos mercados nacionais com essas operações”, avalia a secretária adjunta.

Segmento de luxo em expansão

Com atenção voltada também ao turismo de alto padrão, Alagoas vem promovendo o destino junto ao público premium por meio da entidade Alagoas Luxury, que reúne atualmente 26 pousadas de luxo.

“O mercado de luxo é novo para o Estado, mas já começamos com o pé direito. Participamos da ILTM e da feira Emotion, no Peru, com bons resultados. É um segmento recém-nascido, com dois ou três anos, mas que já caminha bem”, avalia Marília.

A secretária citou destinos como São Miguel dos Milagres, Maragogi, Barra de São Miguel e pousadas como Kenoa e Ritz como referências dentro da categoria. “Esse turista busca um serviço diferenciado, uma gastronomia diferenciada, um artesanato exclusivo. Ele quer sair do barulho e encontra tudo isso aqui”, conclui.

O Brasilturis viaja a convite da HotelDO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Anac libera temporariamente slots da Voepass...

Suspensão das operações da companhia abre espaço para outras aéreas utilizarem os horários de pouso e decolagem até o fim da temporada atual

NCL celebra 10 anos no Brasil...

Evento em São Paulo reuniu executivos globais e destacou importância do mercado brasileiro no crescimento das marcas da companhia

HotelDO reúne 250 participantes em sua...

Evento celebra os 25 anos da HotelDO com foco em inovação, tecnologia e fortalecimento da relação com agentes de viagens

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS