BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Líderes da MSC reforçam foco em expansão global, inovações e eventos a bordo

Durante a 5ª Convenção Internacional de Vendas, MSC destacou números, investimentos, crescimento estratégico no Brasil e avanços na operação

Nesta terça-feira (13), a MSC Cruzeiros promoveu o tradicional painel de líderes como parte da 5ª Convenção Internacional de Vendas, que neste ano foi mediado por Felipe Lima, chefe de Redação do Brasilturis. O encontro reuniu Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil; Ignacio Palacios, diretor de Vendas e Revenue;  Eduardo Simões, diretor de Marketing; Fernanda Zebral, gerente de Comunicação; e Denize Lousada, gerente de Grupos e Eventos.

“Esse é o evento que mais nos dá trabalho, mas também o que mais gostamos de fazer”, destacou o diretor de Marketing da MSC ao enfatizar a importância da proximidade com o mercado. A convenção, que ocorre anualmente, tem como principais objetivos capacitar os agentes com conteúdos comerciais e técnicos, além de inspirá-los por meio de palestras motivacionais e conexões humanas profundas. “Queremos que vocês levem algo para o negócio de vocês, mas também para a vida”, complementou Simões.

A MSC apresentou os números que evidenciam a consolidação da marca no Brasil. São cinco navios operando com embarques no País — e mais dois na América do Sul, incluindo operação na Argentina e roteiro de Volta ao Mundo —, movimentando mais de 765 mil pacotes comercializados apenas pelo escritório brasileiro. Para sustentar essa operação robusta, a empresa investe fortemente em relacionamento.

“A MSC é hoje o maior transportador de contêineres do mundo, com mais de 800 navios e 250 mil funcionários globalmente. Mas o segredo do nosso sucesso sempre foi o relacionamento com as pessoas”, pontuou Ursilli.

Outro diferencial competitivo que sustenta esse crescimento é a solidez do Grupo MSC em nível global. A companhia tem investido pesadamente na ampliação de sua atuação logística, incluindo a aquisição da Log-In no Brasil e de empresas de rebocadores em portos estratégicos. Ainda que não estejam diretamente ligadas ao Turismo, essas aquisições fortalecem a musculatura do grupo e criam sinergias logísticas que impactam positivamente a operação de cruzeiros.

“Mesmo em tempos de incerteza econômica, é importante estar aliado a marcas sólidas. A MSC hoje é um grupo próspero, robusto e que acredita no crescimento conjunto com o trade. Só na última temporada, comissionamos mais de R$ 170 milhões para nossos parceiros. Isso é resultado direto da confiança, da consistência e da parceria com vocês”, se orgulha o diretor geral.

Posição de destaque

Durante o painel, os executivos da MSC também destacaram o posicionamento global da companhia, que segue fiel às suas origens europeias e à filosofia de gestão familiar. Com sede em Genebra, na Suíça, e raízes franco-italianas, a companhia se consolidou como líder absoluta no mercado europeu, impulsionada por pilares sólidos como a valorização das pessoas e a construção de relações duradouras — conceitos reforçados ao longo de toda a convenção.

“Somos uma empresa que coloca o ser humano no centro de tudo. Isso se reflete no tempo de casa dos nossos profissionais, com colaboradores que acumulam 40 anos de história conosco. Essa longevidade é prova da cultura acolhedora e do ambiente de trabalho que construímos”, afirmou Ursilli.

Com 75% de market share no Brasil previsto para a próxima temporada, a empresa também reforça sua liderança nos Emirados Árabes e intensifica sua atuação no Caribe e nos Estados Unidos — maior mercado consumidor de cruzeiros do mundo.

“Crescemos com base na nossa adaptabilidade. Levamos coxinha, samba e feijoada para o Brasil, mas também incorporamos o que há de melhor no serviço norte-americano para os navios do Caribe e dos EUA. Isso é parte do nosso DNA: operar globalmente, mas sempre falando localmente”, declara o diretor geral.

A campanha atual, estrelada por Drew Barrymore e Orlando Bloom, sintetiza esse novo momento ao unir o estilo europeu ao conforto exigido pelo público norte-americano. “É muito mais complexo operar com tamanha personalização — adaptar gastronomia, entretenimento, idioma e estrutura para cada destino —, mas é isso que nos diferencia. É o que nos fez vencer e continuar crescendo”, reforçaram os porta-vozes.

Por que Caribe é com a MSC?

Além dos lançamentos, a MSC tem reforçado sua presença estratégica no Caribe — com destaque para os novos investimentos e a forte divulgação no mercado brasileiro. A companhia vem consolidando sua atuação na região como parte de um robusto plano de expansão global. “Quando eu cheguei, a MSC tinha 12 navios. Hoje, já temos 23 em operação e a meta é atingir 26 em breve. Em apenas oito anos, lançamos 11 navios — é um crescimento consistente e planejado”, destacou Simões.

Essa força se reflete também na infraestrutura. A MSC acaba de inaugurar em Miami um dos terminais de cruzeiros mais modernos do mundo, com capacidade para movimentar até 36 mil passageiros por dia e operar até três navios simultaneamente. O espaço foi desenvolvido com tecnologia biométrica, scanners de passaporte automatizados e um design pensado para otimizar a experiência do passageiro, inclusive com acesso direto aos lounges privativos do MSC Yacht Club ainda no saguão.

O terminal, segundo o diretor de Marketing, representa mais que tecnologia: mostra a solidez do grupo. “Em dez anos, nos tornamos a terceira maior companhia do mundo, com o maior terminal dos Estados Unidos, frente a concorrentes tradicionais da Europa. Isso reforça a importância do Caribe dentro da nossa estratégia, não apenas como destino, mas como operação”, complementou Ursilli.

Essa infraestrutura se soma à experiência adaptada para os brasileiros. A MSC é a única a operar no Caribe com uma proposta pensada especificamente para esse público: há embarques em Orlando e também no sul do Caribe, em Martinica, com a vantagem de não exigir visto americano. Os navios contam com atendimento em português e parcelamento em até 12 vezes sem juros.

“O passageiro brasileiro se sente em casa”, ressaltou Palacios, lembrando ainda que os produtos têm forte apelo multigeracional, com promoções que incluem crianças grátis e benefícios para famílias e grupos.

A companhia também vem fortalecendo a atuação integrada com o trade, com a ampliação dos programas Fly & Cruise e maior flexibilidade na montagem de pacotes completos, com aéreo, marítimo e, em alguns casos, terrestre. “Estamos trabalhando para ser cada vez mais uma solução completa para nossos parceiros. Por isso, o Caribe é com a MSC”, reforçou o diretor de Vendas.

MSC World America: o mais novo gigante dos mares

O MSC World America, novo navio da armadora que foi inaugurado oficialmente em abril, em Miami, é uma ode à grandiosidade, à inovação e à fusão de culturas. Com itinerários de 7 e 8 noites saindo da cidade norte-americana e passando por destinos como Porto Rico, Honduras, México e a Ocean Cay – ilha privativa da MSC –, a embarcação é a primeira da companhia voltada especialmente ao público das Américas.

São 19 tipos de acomodações — pensadas para atender a perfis variados, desde famílias e grupos de amigos até casais em busca de luxo e privacidade. Já a oferta gastronômica impressiona: são mais de 20 pontos entre restaurantes e bares.

Um dos destaques é o bar secreto, um verdadeiro speakeasy escondido atrás de uma cabine telefônica inglesa, em referência aos bares clandestinos da época da Lei Seca nos Estados Unidos. Para acessá-lo, é necessário receber um convite da tripulação, sem critérios claros ou divulgados. Dentro, o ambiente recria uma atmosfera vintage com detalhes de época, escondido dentro da área de serviço da embarcação.

A bordo, há ainda uma promenade externa e outra interna, distribuídas ao longo de 11 andares. E quem busca adrenalina encontra no Cliffhanger uma experiência inesquecível: o brinquedo suspenso a 50 metros de altura oferece uma vista impactante para o oceano.

O entretenimento noturno também ganhou destaque com a estreia do maior art club do Caribe, além de espetáculos imersivos, performances ao vivo e ambientes que estimulam a convivência entre os hóspedes.

Eventos a bordo

Além das viagens de lazer, a MSC Cruzeiros vem se consolidando como um player estratégico na realização de eventos sociais e corporativos a bordo. Durante a convenção, Denise, gerente de Grupos e Eventos, destacou como aniversários, casamentos, bodas, confraternizações e até congressos podem ser realizados nos navios da companhia.

A executiva reforçou que a personalização é um dos principais diferenciais oferecidos pela armadora, permitindo que cada celebração seja moldada conforme as expectativas dos clientes. “Desde pequenas comemorações até seminários mais robustos, a equipe da MSC trabalha junto aos agentes e operadores para entender a proposta de cada evento e garantir uma entrega sob medida”, afirmou Denise.

O suporte, segundo ela, envolve todos os departamentos da companhia — desde o time comercial até as equipes embarcadas, incluindo técnicos, gerentes de RH e de eventos, recepcionistas e monitores. “É uma cidade flutuante, pronta para sediar experiências únicas”, destaca.

A própria estrutura do navio torna-se um argumento adicional para organizadores de eventos. Ao contrário dos espaços tradicionais em terra, que exigem pagamento à parte por aluguel de salão, equipamentos, catering e equipe técnica, o cruzeiro oferece tudo isso em um único pacote. “No navio, o projetor, o teatro, o técnico e a alimentação já estão incluídos. Isso tem um impacto enorme no custo-benefício”, complementou Ursilli.

Casamentos, por exemplo, são um dos nichos mais explorados. Apenas na última temporada, foram mais de 60 cerimônias realizadas em navios da MSC, tanto no Brasil quanto em outros mercados. “Tivemos casos de agentes que participaram da convenção, casaram a bordo e, no ano seguinte, voltaram para renovar os votos — e venderam seu primeiro grupo de casamento graças a essa experiência”, relembrou Simões.

O diretor de Marketing ainda incentivou os agentes presentes a explorarem essas possibilidades como um novo segmento de negócios: “Cada um de vocês pode ser o organizador da sua própria viagem, reunir seu grupo, conduzir uma experiência guiada e se tornar referência nesse produto. Basta se posicionar como expert e aproveitar nosso suporte.”

Denise também lembrou que, após a venda do grupo, a MSC acompanha o agente em todas as etapas — desde o planejamento e reservas até o embarque e pós-cruzeiro, com uma comunicação direta, transparente e colaborativa. “Nosso objetivo é que vocês se sintam parte do processo do começo ao fim, com segurança para transformar essa oportunidade em receita”, concluiu.

A bordo da inovação

Durante a convenção, os executivos da MSC reforçaram o compromisso da armadora com a inovação — não apenas do ponto de vista tecnológico, mas também humano. Os novos protótipos de navios refletem esse movimento. Cada embarcação é fruto de uma evolução contínua, com soluções embarcadas que buscam oferecer jornadas mais intuitivas, agradáveis e memoráveis para os viajantes.

Tecnologias como o “Cruise Consultant” a bordo, que permite ao passageiro adquirir sua próxima viagem diretamente do navio com condições especiais e repasse de comissão para a agência de origem, ilustram esse caminho. Ao mesmo tempo, plataformas como o MSC Book, que completou dez anos de operações, seguem em constante aprimoramento, facilitando o processo de reserva e cotação para os agentes de viagens.

“Estamos investindo fortemente para que nossos parceiros tenham acesso a informações com mais agilidade, clareza e precisão. Isso gera mais tempo, valor e eficiência para todo o ecossistema”, destacou o diretor de Vendas. Além da reserva online, ferramentas de automação, otimização energética e iniciativas sustentáveis — com foco na meta de neutralidade em carbono até 2050 — também estão entre os pilares centrais.

Contudo, a MSC reconhece que inovação vai além da tecnologia. Programas internos de bem-estar físico, mental e emocional vêm sendo desenvolvidos para os colaboradores. Um exemplo é o Care Team, time dedicado a oferecer suporte em situações delicadas vivenciadas por hóspedes ao redor do mundo — como doenças, acidentes ou emergências familiares.

“Depois da pandemia, vimos um crescimento expressivo nos casos de ansiedade e outras questões emocionais. Nosso papel também é acolher”, enfatizou Ursilli, ao explicar que a humanização dos serviços se tornou ainda mais central. “A tecnologia é fundamental, mas nada substitui um sorriso ou um abraço genuíno”, completou.

Mais valor para o hóspede, mais argumentos para o agente

A partir de julho deste ano, os hóspedes que reservarem uma das suítes com a experiência Áurea terão acesso a uma série de novos benefícios, além dos já tradicionais da categoria. Entre as novidades, estão a prioridade de desembarque, inclusive nos tenders — embarcações utilizadas em portos sem píer —, e uma abordagem ainda mais personalizada voltada àqueles que buscam serviços exclusivos, mas sem abrir mão da estrutura de um grande navio.

“A experiência Áurea está sendo aprimorada com detalhes que fazem diferença na jornada. Teremos máquina de café expresso nas suítes, com troca e reposição diária de cápsulas, chocolates de boas-vindas, serviço de passadoria e o primeiro conjunto de itens do minibar gratuito. São mimos que elevam o nível da viagem e demonstram nossa atenção aos detalhes”, destacou Fernanda, gerente de Comunicação.

A nova suíte Áurea também atende a uma demanda crescente por privacidade. Entre os diferenciais estão piscina exclusiva e ambientes reservados, o que permite ao hóspede desfrutar de tranquilidade mesmo em navios com ampla oferta de entretenimento e público diversificado. “Estamos atentos a esse perfil de cliente que busca sofisticação e exclusividade, mas quer manter o acesso à infraestrutura completa de um mega navio”, pontuou a executiva.

Além disso, como parte do grupo MSC, os clientes também têm a oportunidade de vivenciar o luxo em sua essência a bordo de um dos navios Explora. “Esses navios contam com apenas 480 suítes, três piscinas, seis restaurantes e mais de dez bares, todos com serviço all inclusive de alto padrão. O foco é atender um público que valoriza espaço, serviço personalizado e conforto, sem aglomerações”, explicou Ursilli.

A orientação, segundo o executivo, é clara: mais do que vender um produto, trata-se de entregar valor. “Quando alguém nos pergunta sobre um cruzeiro no Caribe, por exemplo, e diz que quer a cabine mais barata, a nossa missão é mostrar que uma varanda faz toda a diferença. Às vezes, são R$ 20 ou R$ 30 a mais por parcela, mas o ganho na experiência é incomparável. Não se trata de gastar mais, mas de investir melhor na viagem”, recomendou Simões, destacando ainda que o papel do agente é justamente facilitar essa decisão, explicando benefícios como o acesso ao spa, à gastronomia diferenciada e aos serviços que realmente encantam o passageiro.

Outro ponto destacado foi o Voyagers Club, programa de fidelidade da companhia que pode ser um aliado tanto na aquisição de novos clientes quanto na retenção dos habitués. “Mesmo quem nunca viajou com a MSC pode se inscrever no Voyagers e já começar com até 15% de desconto no primeiro cruzeiro. A pontuação é automática, e os benefícios vão aumentando com o tempo, incluindo desde cartinha e espumante na cabine até acesso antecipado ao navio e pacote de internet”, lembrou.

A nova categoria Blue Diamond do programa, por exemplo, permite embarque prioritário direto no Yacht Club, acesso a bolos personalizados em celebrações, além de outros privilégios exclusivos. “O Voyagers é mais do que um programa de pontos — é uma ferramenta de encantamento. Cada detalhe conta, principalmente quando falamos de um público que quer se sentir reconhecido e valorizado”, explicou Fernanda.

Próxima temporada no Brasil

Com um planejamento realizado com até dois anos de antecedência, a MSC Cruzeiros estrutura sua oferta global com base em análises de rentabilidade, custos operacionais e demanda por região. Esse planejamento estratégico é feito em conjunto com a matriz e visa não apenas o equilíbrio entre diferentes mercados, mas também o posicionamento da companhia diante de variáveis econômicas e logísticas que impactam a operação, especialmente na América do Sul.

“Parte da nossa estratégia é destinar mais navios ao mercado norte-americano, o que tem levado embarcações que já estiveram no Brasil, como o MSC Grandiosa, a atuarem em novas rotas pelos Estados Unidos. Esse redesenho leva em conta não apenas a demanda, mas também os custos, que continuam sendo um dos principais gargalos no Brasil”, afirmou Ursilli.

O executivo reforçou ainda que,  apesar do reconhecimento da importância do mercado brasileiro, a falta de competitividade em relação a outros destinos obriga a companhia a buscar alternativas.

“Infelizmente, enfrentamos há anos uma estrutura de custos elevada e ainda não encontramos soluções sustentáveis que viabilizem uma operação mais competitiva no país. Isso nos forçou a rever algumas rotas e portos”, explicou o diretor geral.

A próxima temporada contará com novidades relevantes. O MSC Seaview retorna ao Brasil para uma operação focada no Nordeste, com embarques em Salvador e escalas exclusivas, incluindo Búzios e o porto de Maceió, que será utilizado de forma exclusiva pela armadora. “Nenhuma outra companhia faz a costa brasileira com tamanha regularidade e variedade. Esse é um diferencial nosso, com embarques descentralizados e roteiros únicos”, frisou.

Outro destaque será o MSC Preziosa, dedicado aos minicruzeiros e aos cruzeiros temáticos, com apresentações de artistas e festas a bordo. A embarcação também fará roteiros pela Argentina e Uruguai, incluindo parada exclusiva em Punta del Este.

Já o MSC Lirica terá um novo roteiro partindo de Itajaí, com embarques também em Santos e no Rio de Janeiro, além de escalas em Búzios, Ilha Grande e Ilhabela. “Esse itinerário atende uma forte demanda dos catarinenses, mas também é uma excelente alternativa para o público do Rio e de São Paulo, ampliando a capilaridade da nossa operação”, destacou.

O MSC Armonia também marcará presença no Brasil com roteiros exclusivos para o Nordeste ao longo de toda a temporada, com embarques no Rio de Janeiro. Além disso, um navio da classe Fantasia será posicionado em Buenos Aires para receber passageiros estrangeiros e trazê-los ao Brasil, reforçando o fluxo receptivo e a integração com o mercado sul-americano.

A companhia também segue mantendo sua política de parcelamento em até 12 vezes sem juros, além de realizar ações promocionais regulares. Recentemente, lançou novas condições com cashback e a tarifa Super Bingo — voltada ao público que busca menores preços, enquanto os clientes que desejam maior flexibilidade e escolha de cabines podem aproveitar os benefícios do reembolso promocional.

Com mais de 180 mil cabines disponíveis para venda e uma estimativa de 75% de market share na temporada brasileira, a armadora reforça sua liderança em cruzeiros marítimos no país. “Trata-se de uma oferta robusta e diversificada, que contempla desde o cliente que busca o melhor preço até aquele que deseja luxo, privacidade e experiências sob medida”, pontuou Ursilli.

Ao final do painel, Ursilli fez questão de agradecer aos parceiros de longa data, destacando a trajetória construída junto ao mercado brasileiro ao longo de décadas. “Conheço tantos aqui há tanto tempo, alguns amigos de 30 anos. Eu visitava agências quando fazia promoção, e é um prazer enorme estar aqui hoje, ao lado dessa equipe incrível, vendo o quanto o mercado evoluiu. Chegamos a 665 mil hóspedes movimentados, sendo mais de 500 mil embarques realizados no Brasil. Isso não é pouca coisa”, ressaltou.

O profissional reforçou também que os resultados são frutos de um trabalho coletivo e reiterou a importância de momentos como a convenção para promover trocas, reflexões e crescimento. “Nós construímos isso juntos. Por isso, mais do que números, o que buscamos nesses encontros é o aprendizado constante, o entendimento do propósito. Sou um buscador do sentido da vida, da felicidade e da prosperidade. Porque trabalho não é só sobre resultados — é também sobre cuidar da saúde física, mental, emocional, da família, da comunidade. E eu vejo todos aqui fazendo isso de forma genuína”, concluiu Ursilli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Vietnã lança visto dourado de até...

Novo visto busca impulsionar turismo e economia ao facilitar residência de estrangeiros com alto poder aquisitivo no Vietnã

NCL celebra 10 anos no Brasil...

Evento em São Paulo reuniu executivos globais e destacou importância do mercado brasileiro no crescimento das marcas da companhia

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

HotelDO reúne 250 participantes em sua...

Evento celebra os 25 anos da HotelDO com foco em inovação, tecnologia e fortalecimento da relação com agentes de viagens

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS