Recife (PE) – O Recife Expo Center, complexo multiuso localizado na capital pernambucana, celebrou a marca de 100 eventos realizados em apenas nove meses de operação. O número, que supera as expectativas iniciais dos investidores, foi anunciado durante o evento Rec 100, na noite desta terça-feira (13), que reuniu autoridades, empresários, parceiros e representantes do trade turístico e de eventos para comemorar os resultados e vislumbrar os próximos passos do empreendimento.
De acordo com Romero Maranhão Filho, sócio investidor do complexo, a meta de ocupação originalmente prevista para ser atingida em 2028 deverá ser alcançada ainda em agosto de 2025. “Hoje já temos contratados 85% do volume projetado para 2028. Se tudo continuar assim, devemos antecipar não só a meta de 2028, mas quem sabe até nos aproximar da de 2029”, afirmou o empresário. “A demanda comprova que conseguimos acertar no formato ideal, com um espaço moderno, integrado a um hotel, restaurante e muito bem localizado no coração da cidade”, completou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito do Recife, João Campos, que destacou sua ligação pessoal com o projeto e o impacto positivo da iniciativa para o desenvolvimento urbano da capital. “Eu lembro de acompanhar esse projeto ainda muito novo, ao lado do meu pai, quando ele fez a concessão da área portuária. Hoje fico feliz de ver um equipamento desse porte funcionando, ampliado para quase 15 mil metros quadrados. Ver isso realizado é motivo de orgulho”, declarou o prefeito.
João Campos também reforçou a importância da ousadia dos investidores. “Quando o Romero disse que a meta de 2028 seria batida agora em 2025, eu brinquei: ou a meta era muito baixa, ou ele foi rápido demais. De toda forma, se bateu a meta, vamos dobrar. Vamos trabalhar ainda mais para fortalecer esse setor tão importante para a cidade”, completou.
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, também esteve presente e enalteceu a convergência entre os esforços público e privado para fomentar o turismo de negócios e transformar áreas estratégicas da cidade. “Esse momento simboliza a realização de um sonho antigo, de quem acreditou na revitalização de uma área nobre da cidade, e mostra como o turismo é uma atividade estruturadora do desenvolvimento”, pontuou.
Ela ainda destacou o papel do segmento turístico na retomada econômica do estado. “A governadora Raquel Lyra sempre deixou claro que o Turismo — seja de sol e mar, cultural ou de negócios — é uma prioridade. Os resultados que temos alcançado, como a redução da taxa de desemprego e o crescimento acima das médias regional e nacional, só são possíveis quando somamos esforços com o setor produtivo”, reforçou Priscila.
Além do centro de convenções com dois galpões multifuncionais, o complexo conta com o Novotel Recife Marina, que traz à capital pernambucana o primeiro hotel com marina integrada da cidade, reforçando a proposta de hospitalidade aliada à mobilidade náutica. O equipamento ainda contribui diretamente para a requalificação da região central do Recife, com impacto positivo na paisagem urbana e na economia local.