Um terremoto de magnitude 6,0 foi registrado na madrugada desta quarta-feira (14) no mar Egeu, próximo às ilhas de Kasos e Karpathos, na Grécia. O tremor, que ocorreu a 35 km de profundidade, foi sentido em diversos países da região, como Israel, Síria e Egito.
Logo após o abalo sísmico, o Ministério da Crise Climática e Proteção Civil da Grécia emitiu um alerta preventivo de tsunami para áreas próximas, incluindo a costa leste de Creta e a ilha de Rodes.
O aviso, publicado na rede X (antigo Twitter), recomendava: “Afaste-se imediatamente da costa. Siga as instruções das autoridades locais.”
Turistas e moradores da região foram orientados a se deslocarem para áreas mais elevadas. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos significativos, mas autoridades seguem monitorando a situação.
Um dos pontos turísticos mais procurados da ilha, a trilha da Garganta de Samaria, foi temporariamente fechada como medida preventiva. Em nota, a Organização para o Meio Ambiente Natural e Mudança Climática informou que a decisão foi tomada para verificar possíveis deslizamentos de rochas causados pelo terremoto. Um novo comunicado está previsto para o fim da tarde desta quarta-feira (14).
Apesar do tremor, governos estrangeiros ainda não emitiram recomendações contra viagens para a Grécia. Assim, quem optar por cancelar a viagem poderá não ter direito a reembolso, exceto nos casos previstos pela apólice de seguro viagem.
A ilha de Creta e seu entorno estão entre as zonas com maior atividade sísmica da Europa. Em outubro de 2021, um terremoto de magnitude 6,3 também atingiu a região semanas após outro tremor que causou uma morte e deixou feridos.