BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Abrasel propõe “semanas temáticas” para impulsionar gastronomia e turismo em São Paulo

Durante o EmDiaCom, Percival Maricato defendeu ações concretas para tornar a cidade mais atrativa e reforçar a economia local

São Paulo (SP) – O diretor institucional da Abrasel São Paulo, Percival Maricato, defendeu uma série de ações práticas para dinamizar o setor de bares, restaurantes e o turismo na capital paulista durante sua participação no evento EmDiaCom Bares e Restaurantes, promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) e Abrasel, realizado nesta quarta-feira (14).

Em sua fala, Maricato ressaltou que, embora o turismo represente entre 2% e 5% do faturamento de muitos estabelecimentos, esse percentual pode significar a diferença entre operar no prejuízo ou no lucro. “Falar de turismo para nós é uma coisa muito séria. Mesmo que represente só 2% ou 3% do movimento, pode ser o que impede que o negócio fique no vermelho”, destacou.

Entre as propostas centrais, está a transformação de datas comemorativas pontuais — como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados — em semanas temáticas. A ideia é suavizar a sobrecarga dos estabelecimentos nesses dias e distribuir melhor o fluxo de clientes. “Se transformar em semana, como é a Semana da Criança, as pessoas serão mais bem atendidas, o setor vai faturar mais e a cidade ficará mais alegre e atrativa”, afirmou Maricato.

A proposta já está em andamento, com a campanha da Semana dos Namorados sendo assumida em nível nacional pela Abrasel. “Estamos falando de fazer, não só de apoiar. Já temos vídeos, promoções e parceiros engajados. Todos só têm a ganhar com isso”, disse.

Maricato também propôs a criação de um calendário anual de eventos baseados em cozinhas étnicas, como forma de destacar a diversidade cultural presente em São Paulo. “Temos restaurantes de todas as partes do mundo. Por que não criar semanas dedicadas à culinária japonesa, italiana, francesa, e fazer disso uma tradição?”

Outro ponto enfatizado foi a importância do retorno do horário de verão. Para ele, a medida favorece o hábito do happy hour, com impacto positivo para o setor e para o convívio social. “Queremos que as pessoas deixem de correr para casa e aproveitem a cidade. Um bar é lugar de se divertir, discutir futebol, criticar o chefe ou o presidente”, brincou.

A longo prazo, o diretor da Abrasel defendeu uma coalizão entre entidades como Fecomércio, Fiesp, Sebrae, Associação Comercial e o setor público para impulsionar o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico. “Precisamos de mais clientes, mais marketing, mais turistas. O turismo gera renda, emprego e ativa toda a economia”, concluiu.

O discurso de Maricato refletiu a proposta do EmDiaCom: unir esforços entre setor público e privado para transformar São Paulo em um destino mais acolhedor, dinâmico e economicamente vibrante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Argentina passa a exigir seguro de...

Decreto assinado por Javier Milei também endurece regras para obtenção de cidadania e permite cobrança de mensalidade de estrangeiros em universidades públicas

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Paytrack lança em primeira mão tecnologia...

Evento em São Paulo marcou a estreia do Experience Travel Edition e apresentou novidades com inteligência artificial para o mercado corporativo

HotelDo premia agentes de viagens Top...

Cerimônia celebrou os destaques em vendas da operadora durante jantar promovido com apoio de parceiros em Maceió (AL)

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS