BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Turismo brasileiro mantém trajetória e cresce 5,4% no 1º tri

Alta é puxada por alimentação, hospedagem e geração de empregos formais em atividades ligadas ao setor

O setor de turismo brasileiro iniciou 2025 com resultados animadores. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de volume das atividades turísticas cresceu 5,4% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A alta foi impulsionada, principalmente, pelos segmentos de alimentação fora do lar e hospedagem.

Na comparação isolada de março com o mesmo mês de 2024, o avanço foi ainda maior, chegando a 5,8%, o que representa o décimo resultado positivo consecutivo na série histórica. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados refletem a eficácia das ações voltadas ao setor. “O turismo brasileiro vive um momento espetacular. Esses números comprovam que nossas políticas de incentivo, qualificação e promoção estão no caminho certo. Seguiremos trabalhando para fortalecer ainda mais o setor, que é essencial para a economia e a geração de empregos”, afirmou.

A expansão foi sentida em todas as 14 unidades da federação acompanhadas pelo levantamento do IBGE. Entre os destaques, o Rio de Janeiro lidera com um crescimento de 17%, seguido por Ceará (14,7%), Bahia (14,4%), Santa Catarina (10,9%) e São Paulo (3,6%).

Além da movimentação no comércio e nos serviços turísticos, o impacto positivo também se refletiu nos aeroportos e no mercado de trabalho. Entre janeiro e março, os terminais brasileiros registraram a circulação de mais de 23,7 milhões de passageiros em voos domésticos.

O trimestre também foi marcado pela abertura de 62.481 vagas formais em atividades ligadas ao turismo, com destaque para o segmento de alojamento e alimentação, que gerou 27.333 postos com carteira assinada. O transporte rodoviário de passageiros foi responsável por 14.590 novas vagas, enquanto as atividades de arte e cultura somaram 9.493 contratações no período.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS