Ouro Preto (MG) – Com um jantar realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o Grupo Vila Galé deu início, nesta quinta-feira (22), às celebrações de inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, sua primeira unidade em Minas Gerais e 12ª no Brasil. O empreendimento, instalado em um imóvel histórico no distrito de Cachoeira do Campo, promete unir turismo de excelência, patrimônio, cultura, natureza e hospitalidade em um só destino.
Durante o evento, Jorge Gonçalo de Almeida, fundador e presidente da rede portuguesa, celebrou a realização do projeto e destacou o potencial do estado: “Minas foi uma descoberta relativamente recente, mas é um amor tardio. Este hotel não tem mar, mas nenhum cliente vai dar por falta do mar”, afirmou. O executivo também ressaltou a estrutura do novo resort, que conta com 311 quartos, cinco piscinas aquecidas, três restaurantes, salão de eventos para até mil pessoas, capela, spa e uma completa infraestrutura de lazer e convenções.
Resultado de um investimento de R$ 120 milhões, o resort está instalado no prédio que abrigou o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais e, posteriormente, o Colégio Dom Bosco. O espaço, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), foi totalmente requalificado pela rede, que mantém um histórico de integração entre hospitalidade e preservação da memória.
O projeto foi articulado em conjunto com a Invest Minas e a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). “A chegada do Vila Galé comprova que Minas está aberta ao mundo. É o resultado de um trabalho técnico e sensível, que alia cultura, turismo e desenvolvimento”, declarou o secretário Leônidas Oliveira. A inauguração também marca a primeira instalação de uma bandeira internacional em Minas em mais de três décadas.
Além de promover o resgate da história local, o empreendimento aposta em experiências integradas com a natureza e a cultura mineira. Os hóspedes poderão explorar trilhas, passeios a cavalo e de charrete, voos de balão, hortas pedagógicas e atividades voltadas à educação ambiental. Outra inovação é o projeto de cultivo de vinhas e oliveiras em 15 hectares da propriedade — uma iniciativa pioneira que conecta a tradição portuguesa à inovação em solo mineiro.
A abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto representa um marco para a economia local, com a geração de 120 empregos diretos e mais de 600 indiretos. Para João Paulo Braga, presidente da Invest Minas, “trazer um equipamento turístico desse porte para Ouro Preto é contar nossa história de forma viva e contemporânea”.
A experiência gastronômica também é um diferencial: a inauguração contou com pratos típicos mineiros preparados pelas chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, servidos em fogão à lenha e panelas de pedra-sabão. A intenção é proporcionar aos visitantes uma imersão completa na cultura e na hospitalidade mineira.
O Brasilturis viaja a convite do Vila Galé, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguro.