O turismo internacional segue em alta no Brasil. Apenas no mês de abril, turistas estrangeiros injetaram US$ 693 milhões — cerca de R$ 3,94 bilhões — na economia nacional, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo. O número representa um crescimento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado, consolidando a recuperação e o avanço do setor nos últimos dois anos.
No acumulado de janeiro a abril de 2025, as receitas turísticas provenientes do exterior já somam US$ 3,094 bilhões, um avanço de 15% sobre os quatro primeiros meses de 2024. Esse desempenho é impulsionado pelos gastos de 4.425.888 visitantes internacionais, que vieram ao Brasil motivados por experiências de lazer, negócios e eventos, além da atratividade natural e cultural do país.
Para Celso Sabino, ministro do Turismo, os resultados refletem o fortalecimento do Brasil como destino no mercado global. “O crescimento consistente na chegada de visitantes estrangeiros mostra que o Brasil está cada vez mais presente no radar global do turismo e a entrada desses recursos no país impactam diretamente na nossa economia. Nosso país tem atrativos únicos e continuamos trabalhando para que mais pessoas descubram e vivenciem essa diversidade”, afirmou.
Um dos vetores desse avanço é o aumento da movimentação aérea internacional. Em abril, o Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de passageiros em voos internacionais — recorde histórico para o mês desde o início da série monitorada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), iniciada em janeiro de 2000. O volume representa um crescimento de 17,2% na comparação com abril de 2024.
A expectativa do Ministério do Turismo é de que os números continuem subindo ao longo do ano. A entrada no segundo semestre deve ser impulsionada por grandes eventos internacionais como a COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém (PA), e pela temporada de verão europeu, que coincide com o período de férias escolares no Hemisfério Norte. A ação conjunta do governo e da Embratur em feiras internacionais e campanhas promocionais também visa consolidar o Brasil como um destino competitivo em sustentabilidade, diversidade cultural e belezas naturais.