BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Praia de Porto das Dunas celebra nascimento de 101 filhotes de tartaruga-oliva

Ocorrência rara da espécie no litoral cearense reforça a importância da conservação marinha e monitoramento ambiental na região de Aquiraz (CE)

Um evento significativo para a conservação marinha foi registrado na manhã desta segunda-feira (9), na praia de Porto das Dunas, Aquiraz (CE), nas proximidades do Beach Park. Cento e um filhotes de tartaruga-marinha da espécie oliva (Lepidochelys olivacea) nasceram e seguiram rumo ao oceano. O momento foi acompanhado pela equipe de Sustentabilidade do Beach Park, em colaboração com a Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz (Apremace).

A tartaruga-oliva é considerada uma espécie incomum na região. Esta foi a primeira ocorrência do animal na atual temporada reprodutiva, conferindo ao evento um caráter ainda mais relevante para os esforços de conservação marinha no litoral cearense.

A liberação dos filhotes contou com a coordenação da Ong Apremace e a presença de voluntários, biólogos, colaboradores do Beach Park, bombeiros civis, agentes do Demutran e autoridades locais. As pequenas tartarugas alcançaram o oceano em poucos minutos, sob olhares atentos e emocionados dos presentes.

Desde o início da temporada de desovas, em 19 de dezembro de 2024, até junho de 2025, a Apremace já realizou o monitoramento de 114 ninhos ao longo do litoral de Aquiraz. Estima-se que, nesse período, cerca de 12.300 filhotes de diversas espécies já tenham sido conduzidos com sucesso ao mar.

O ninho da tartaruga-oliva em questão vinha sendo acompanhado de perto pela Apremace, com o suporte da equipe de sustentabilidade do Beach Park. O local foi devidamente identificado e isolado com cordas e sinalização, garantindo a segurança do ninho e prevenindo a circulação de pessoas na área. A equipe do destino turístico é capacitada para atuar em situações como essa, prestando os primeiros cuidados necessários.

A expectativa é de que novos nascimentos continuem ocorrendo até o final da temporada, contribuindo para o aumento da fauna marinha nas praias do Ceará e fortalecendo as iniciativas de preservação ambiental.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Bankei, meio de pagamento inovador integra...

Plataforma Bankei permite transações em mais de 200 países com cartão único, físico ou virtual, sem necessidade de câmbio

Campos do Jordão inaugura parque temático...

Dreams House abre com duas atrações e prepara novidades como Vale dos Dinossauros e casa de terror para outubro

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS