Mais uma vez, o Resort Arcobaleno, em Porto Seguro (BA), fez questão de prestigiar, publicamente, o trabalho de seus colaboradores com a realização da quarta edição do Arco-Day. A convenção contou com a participação de cerca de 250 pessoas, sendo 209 colaboradores diretos, além de fornecedores e parceiros.
O evento ocorreu no início de junho no Terrazzo Al Mare, o clube de praia do hotel, que celebrou ainda a recente premiação do TripAdvisor como terceiro melhor resort all inclusive do Brasil. Na ocasião, também foram realizadas palestras de treinamento e apresentado o original plano de carreira do resort, além da inauguração do rooftop e do Auditório Carlos Augusto Guimarães.
As palestras reuniram especialistas em diferentes áreas e tiveram como objetivo ampliar o conhecimento e contribuir para melhorar ainda mais o serviço de qualidade já prestado pela equipe do resort. Afinal, como disse Kadu Guimarães, sócio-proprietário do hotel, “as pessoas, quando se sentem bem cuidadas em um ambiente de trabalho agradável, vão cuidar e atender melhor os hóspedes. Nesse sentido, nosso encontro promove a capacitação e a congregação, fundamentais para se trabalhar bem”, acrescenta.
A empresária Brígida Karla, co-Fundadora da Checkin Martech para Hoteis e da Operadora de Turismo Vou para Porto Seguro, deu início às conferências, falando sobre o poder da energia positiva e a diferença que faz o sorriso no atendimento ao cliente – mote de todo o evento.
Na sequência, a psicóloga Mirna Holder ressaltou a importância dos cuidados diários com a saúde mental e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Mentes saudáveis constroem um mundo melhor. Empresas saudáveis também”, afirmou.
Em seguida, Gilda Gomes, CEO da consultoria ambiental The Planet, e o biólogo e consultor Fernando Damasceno, atual coordenador de ESG do Arcobaleno, deram detalhes sobre as práticas de sustentabilidade que vêm sendo adotadas pelo hotel e de que forma os colaboradores podem contribuir para alcançar os objetivos pretendidos.
Outra palestra de destaque foi feita por Juliano Almeida, Chefe de Atendimento da Latam em Porto Seguro e ex-recepcionista do Arcobaleno. Ele ressaltou a importância de como um atendimento amável e acolhedor pode fazer a diferença na nossa vida e na do outro. “A amabilidade é uma força silenciosa”, frisou.
O historiador Ricardo Júdice, por sua vez, deu uma aula de História sobre a Era das Grandes Navegações e a chegada dos portugueses ao Brasil com a intenção de estimular os ouvintes a refletirem sobre o legado histórico da região onde vivem e valorizarem as suas raízes culturais. Já as educadoras Maria José Evangelista e Vera Lúcia Martins treinaram os colaboradores em práticas de inclusão e acessibilidade na hotelaria focadas na atenção a deficientes visuais e auditivos, além de pessoas com autismo e Síndrome de Down.
Além deles, Guto Jones, secretário de Turismo de Porto Seguro, falou sobre o crescimento do turismo na cidade ao longo dos últimos anos e de que maneira isso afeta de forma direta no desenvolvimento social e na vida profissional de cada morador. Também ressaltou a relevância da qualificação profissional como instrumento para o fortalecimento do turismo, além de valorizar o papel dos colaboradores na linha de frente da hospitalidade.
No evento, Kadu Guimarães e Roberto Marques, diretores do Arcobaleno, apresentaram ainda as novidades do resort em relação à recém-terminada etapa de obras, projeto no qual já foi investido mais de R$ 15 milhões.
Uma importante obra concluída foi o Centro de Convenções, que inclui o Auditório Carlos Augusto Guimarães, com capacidade para 200 pessoas, e o rooftop. Um brinde coletivo marcou a inauguração oficial do espaço, que será utilizado inicialmente para eventos corporativos e sociais, como casamentos e festas.
Vale dizer que o empreendimento passou a integrar a Resorts Brasil.