Guarulhos (SP) – A Latam deu início, nesta segunda-feira (23), à operação da sua nova rota sazonal entre São Paulo (Guarulhos) e Bariloche, na Argentina. A linha foi criada especialmente para atender a alta demanda da temporada de inverno, oferecendo voos diretos até o dia 31 de agosto. O primeiro embarque foi celebrado com uma cerimônia especial no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com corte de fita e discursos de executivos da companhia aérea e do terminal.
O evento contou com a presença de Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, que destacou a importância da nova operação não só para os passageiros, mas também para o fortalecimento do turismo bilateral. “Nossa prioridade neste ano é ampliar o portfólio de produtos e consolidar relações estratégicas, sempre pensando em oferecer as melhores experiências aos nossos agentes de viagens parceiros”, afirmou.
Aline destacou ainda que operar uma rota sazonal exige planejamento e uma estratégia comercial robusta. “Rota sazonal não é fácil. O maior desafio é trabalhar a janela correta de antecipação nas vendas. É uma operação diferente da nossa malha regular, mas aqui era uma escolha segura. Bariloche é um destino forte, com apelo turístico muito relevante. Estamos decolando com 93% de ocupação e esperamos manter uma média muito saudável durante todo o período”, ressaltou.
A operação, segundo a executiva, foi cuidadosamente pensada, e reflete não só o interesse do público brasileiro na temporada de neve, como também a aposta da companhia no fortalecimento de sua malha na América do Sul. “Se fizermos tudo direitinho, como fizemos até agora, é sucesso garantido”, completou.
Cláudio Ferreira, novo diretor comercial do Gru Airport, também participou da cerimônia e celebrou a retomada da rota, que não operava desde 2019. “Hoje é um dia muito especial para mim, meu primeiro dia como diretor comercial do aeroporto, e começar inaugurando um voo como esse é simbólico. Bariloche é um destino muito querido pelos brasileiros e essa conexão reforça a importância do aeroporto de Guarulhos na malha internacional”, destacou.
A rota Guarulhos–Bariloche terá voos diários durante toda a temporada de inverno, e faz parte de uma estratégia da Latam para ampliar sua presença no mercado argentino. Além desse lançamento, a companhia também deu início, no mesmo dia, à operação da rota regular Rio de Janeiro (Galeão)–Buenos Aires (Ezeiza), que seguirá, a princípio, até março de 2026.
Novas rotas Brasil-Argentina com a Latam
No total, a Latam já confirmou que até o fim de 2025 lançará mais quatro rotas internacionais entre Brasil e Argentina: Guarulhos–Rosário, Guarulhos–Córdoba, Florianópolis–Buenos Aires (Ezeiza) e Porto Alegre–Buenos Aires (Aeroparque). Com isso, chegará a sete rotas diretas entre os dois países, consolidando-se como uma das companhias com maior oferta de voos na América do Sul.
Além da expansão da própria malha, a Latam também reforça sua conectividade no continente com os acordos de codeshare firmados recentemente com a Aerolíneas Argentinas, permitindo que ambas comercializem voos domésticos uma da outra, sempre que conectados a um trecho internacional.
A expectativa da companhia é de que a nova rota impulsione não só o turismo, mas também os negócios e o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina, especialmente em um momento em que Bariloche vive sua alta temporada, com a promessa de muita neve, esportes de inverno e atrações para todos os perfis de viajantes.