BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

MTur cria Câmara Temática para impulsionar turismo doméstico

Grupo reúne mais de 30 entidades e vai propor estratégias para estimular o setor no Brasil

O Ministério do Turismo oficializou a criação da Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico, instância permanente do Conselho Nacional de Turismo (CNT), com o objetivo de fortalecer o mercado interno de viagens. A medida foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Resolução CNT/MTur nº 6 e marca um avanço na estruturação de políticas públicas voltadas à valorização do turismo nacional.

A nova câmara atuará como fórum técnico de assessoramento, responsável por propor ações inovadoras, apoiar a diversificação da oferta turística no Brasil e fomentar a criação de novos produtos, experiências e canais de comercialização voltados ao público interno. O colegiado também poderá sugerir a realização de estudos e pesquisas sobre o comportamento do turista brasileiro e o posicionamento dos destinos no mercado nacional.

“O fortalecimento do turismo doméstico é uma prioridade estratégica do governo federal, por seu papel no desenvolvimento regional, na geração de empregos e na movimentação da economia nacional. Essa Câmara será um espaço qualificado de diálogo e proposição, com participação de diversos atores do setor”, afirmou Celso Sabino, ministro do Turismo.

A estrutura da câmara conta com a participação de mais de 30 entidades representativas do trade turístico, como a Abav Nacional, Braztoa, ABIH, Unedestinos e Abla, além de representantes de secretarias de Turismo estaduais e municipais. A composição diversificada busca garantir uma construção de políticas públicas em sintonia com as demandas reais do mercado e dos viajantes brasileiros.

“É uma união de esforços que é fundamental para que as políticas públicas sejam criadas em sintonia com as necessidades reais do mercado e dos viajantes”, afirmou Cristiane Leal Sampaio, secretária executiva do Conselho Nacional de Turismo e responsável pela assinatura da resolução.

A atuação do grupo será concentrada em três frentes principais: a primeira, de diversificação da oferta, visa ampliar a gama de roteiros e experiências de viagem pelo Brasil. A segunda, de inteligência de mercado, será responsável por levantar dados e estudar o perfil do turista nacional, fornecendo subsídios estratégicos para o posicionamento dos destinos. A terceira frente foca na inovação e ampliação dos canais de venda, com o intuito de tornar os atrativos brasileiros mais conhecidos e acessíveis.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS