BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Brasil projeta recorde de turistas com mais de 11 milhões de assentos

Alta temporada de inverno terá crescimento de 6% nos voos domésticos; programa “Conheça o Brasil: Voando” reforça estímulo ao turismo interno

O Brasil se prepara para uma das maiores altas temporadas de inverno já registradas, com a projeção de mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos durante o mês de julho, o que representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em dados da Anac, e evidencia o fortalecimento da aviação nacional como motor do turismo interno.

A ampliação da malha aérea atinge todas as regiões do país, com destaque para os aeroportos do Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e Brasília (+6,4%). No Nordeste, a alta demanda por destinos de sol e praia se reflete no aumento das rotas como Brasília–Pernambuco (+44%), São Paulo–Paraíba (+20%) e Rio de Janeiro–Rio Grande do Norte (+10%).

“Estamos vivendo um momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais rotas e mais pessoas viajando pelo país. Isso fortalece a nossa economia e posiciona o Brasil como um destino cada vez mais atrativo, acessível e preparado para receber bem”, destaca Celso Sabino, ministro do Turismo.

Entre os reforços anunciados pelas companhias, a Gol Linhas Aéreas contará com mais de 27,5 mil operações em julho, oferecendo 4,9 milhões de assentos domésticos – um crescimento de 10% em relação ao mesmo mês de 2024. A malha é puxada pelo Aeroporto do Galeão, onde a empresa concentra 70% dos voos internos. Entre os destinos com novas frequências estão Salvador, Jericoacoara, Foz do Iguaçu, São Luís e Caldas Novas.

A Latam Airlines Brasil também ampliou sua oferta com 1.300 voos extras entre 23 de junho e 10 de agosto, com expectativa de transportar até 4,1 milhões de passageiros no período. A companhia lançou uma nova rota direta entre São Paulo (Congonhas) e Aracaju aos finais de semana, além de aumentar a frequência para destinos como Porto Seguro, Ilhéus, Jericoacoara, Manaus e cidades do Norte e Nordeste. Atualmente, a Latam opera voos para 52 aeroportos brasileiros e projeta crescimento de 8% na oferta doméstica este ano.

Destinos já sentem impacto da demanda

Com a malha aérea aquecida, destinos turísticos se preparam para receber um volume significativo de visitantes. O Rio de Janeiro espera 1,1 milhão de turistas em julho, um crescimento de 20% em relação a 2024, com movimentação econômica estimada em R$ 2,5 bilhões. A Riogaleão, concessionária do terminal internacional carioca, projeta 1,5 milhão de passageiros, alta de 14,7% frente ao mesmo mês do ano anterior.

Já a estância de Olímpia (SP), conhecida pelos parques aquáticos, estima 500 mil visitantes durante as férias escolares, com ocupação hoteleira média de 66,7%, mesmo no inverno.

Programa “Conheça o Brasil: Voando”

O crescimento da malha aérea nacional é impulsionado também por políticas públicas como o programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Abear. A iniciativa busca ampliar a conectividade regional, aumentar o número de brasileiros viajando pelo país e fomentar o desenvolvimento econômico por meio do turismo.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

Gramado suspende novos hotéis e restaurantes...

Medida visa reavaliar infraestrutura urbana e reforçar ações ligadas ao saneamento básico e mobilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS