Durante a manhã desta sexta-feira (04), no segundo dia da Expo Turismo Goiás, a feira promoveu o evento Elas na Expo no Centro de Convenções Goiânia, em Goiás. Um dos destaques da programação foi o painel “Desafios para Posicionamento das Mulheres Profissionais no Turismo”, que reuniu lideranças femininas do setor para compartilhar vivências e discutir estratégias para ampliar a representatividade feminina no trade.
Jaqueline Gil, CEO da Ampliamundo, destacou que a ocupação de espaços por mulheres ainda é atravessada por desafios estruturais. “A gente precisa ser melhor para conseguir o mesmo espaço. Isso exige coragem, resiliência e cooperação”, afirmou. A executiva também apontou que a maioria das decisões de consumo em viagens é feita por mulheres, especialmente no turismo de luxo, onde esse número chega a 90%.
Com atuação no setor público, Jaqueline também trouxe dados e referências de políticas internacionais, como campanhas protagonizadas por mulheres na Costa Rica e delegacias turísticas com maioria feminina na Espanha. Ela citou ainda a Lei 14.192/2021, que trata da violência política de gênero, como um instrumento importante para garantir o respeito e a presença feminina em cargos públicos.
Já Giovanna Tavares, presidente da ABBTUR Goiás e da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), reforçou a importância da valorização mútua entre profissionais. “A gente está aqui porque outras vieram antes. E é nosso papel fortalecer umas às outras”, disse. Ela também ressaltou a importância de manter a ética no trabalho e respeitar o espaço de outras mulheres.
O painel foi encerrado com falas de incentivo à construção coletiva e à união como caminho para transformar o turismo em um setor mais justo e equitativo. Como concluiu Jaqueline Gil, “liderança não é sobre cargo, é sobre impacto. E juntas, podemos muito mais”.