BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Alta no uso de IA por viajantes desafia modelos tradicionais

Viajantes querem IA, mas sem abrir mão do contato humano — setor precisa reagir ou corre risco de se tornar obsoleto

O uso de inteligência artificial (IA) no planejamento de viagens de lazer tem crescido globalmente, com destaque para mercados emergentes, segundo levantamento da consultoria BCG (Boston Consulting Group). A pesquisa, realizada com cerca de cinco mil viajantes de 11 países, incluindo China, Índia, Indonésia, Arábia Saudita, Vietnã, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, também analisou dados de viagem de 68 nações entre 2014 e 2024, com projeções até 2040.

O relatório, divulgação pelo Phocuswire, estima que o mercado de viagens de lazer deve passar de US$ 5 trilhões para US$ 15 trilhões até 2040, com protagonismo de países emergentes. Segundo o estudo, China, Índia, Arábia Saudita e Vietnã devem liderar esse crescimento, em contraste com mercados tradicionais como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Usuários desses países são também os que mais utilizam ferramentas baseadas em IA para planejar suas viagens — com destaque para China (65%), Índia (59%), Vietnã (51%) e Indonésia (58%). No entanto, mesmo nesses contextos, a interação humana ainda é considerada essencial para a experiência de planejamento, o que aponta para a necessidade de integração equilibrada entre tecnologia e atendimento humano.

“Plataformas que combinarem simplicidade via IA com personalização, relevância cultural e engajamento híbrido terão vantagem competitiva”, aponta o relatório da BCG.

Mike Coletta, gerente sênior de pesquisa e inovação da Phocuswright, observa que os dados são consistentes com os levantamentos da consultoria. “Achei especialmente relevante a correlação entre o uso intenso de IA e a valorização do contato humano nos países da Ásia-Pacífico”, declara Coletta. “Esse equilíbrio entre interações digitais e humanas é um campo que a Phocuswright seguirá investigando, buscando entender como a descoberta se transforma em reserva para o viajante.”

O estudo também chama atenção para a expectativa crescente dos consumidores em relação a ferramentas baseadas em IA generativa. Segundo a Phocuswright, houve crescimento de três a quatro pontos percentuais no uso de IA generativa por viajantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. Embora apenas um terço confie totalmente nas respostas geradas por IA, entre 25% e 37% dos entrevistados esperam que os sites de viagem ofereçam essa funcionalidade — e até mesmo permitam reservas dentro da própria interface conversacional.

Ameaça ou oportunidade?

A BCG destaca que essa transformação pode representar uma ameaça ao modelo tradicional de venda das empresas do setor. “A IA generativa pode eliminar intermediários e direcionar os usuários diretamente para ofertas relevantes”, afirma o relatório. “Embora o ritmo dessa mudança ainda seja incerto, as empresas precisam se adaptar”, acrescenta.

Entre as recomendações, a BCG sugere que empresas invistam em visibilidade nas buscas feitas por modelos de linguagem, desenvolvam seus próprios assistentes virtuais e integrem essas ferramentas a seus canais digitais, incluindo redes sociais. O relatório cita o uso de mensagens via SMS e WhatsApp em campanhas promocionais no Catar, além do emprego de recursos de realidade aumentada e virtual para pré-experiência dos destinos.

O estudo também menciona o projeto Qiddiya, na Arábia Saudita, que está desenvolvendo uma plataforma digital integrada baseada em IA, análise de dados e computação em nuvem para oferecer experiências personalizadas aos visitantes.

“O perfil do viajante está mudando — quem são, com quem viajam, o que esperam e como tomam decisões”, afirma Lara Koslow, diretora-geral e sócia da BCG, coautora do estudo. “Para se manterem relevantes, as empresas de turismo precisarão se antecipar a essas mudanças — ou ficarão de fora do roteiro”, conclui.

Como alertou Brígida Perrella, fundadora do IAI Lab, durante sua apresentação no Expo Fórum Visite São Paulo 2025, “IA não é tendência, é urgência”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS