Com a ascensão da inteligência artificial (IA), o conceito tradicional de search engine optimization (SEO) passa por transformações profundas, afetando diretamente a forma como o setor de turismo estrutura suas estratégias de marketing digital.
Para Mario Gavira, vice-presidente de Crescimento e Marca da Kiwi.com, a indústria precisará se adaptar rapidamente. “Nossa estratégia de conteúdo e de link building precisa mudar para acompanhar essa nova realidade”, afirma, em entrevista ao Phocuswire.
No entanto, segundo ele, isso é apenas o início. “Agora temos que testar: esses agentes de IA se tornarão realmente um novo canal de aquisição? Será apenas busca? Serão transações completas? As pessoas estarão dispostas a permitir que o agente finalize a compra em nome do cliente?”, questiona.
Gavira observa que a parcela de tráfego orgânico tende a diminuir de forma significativa, mas destaca que os motores de resposta com IA continuarão mencionando marcas e fornecedores ao atenderem a comandos específicos. Nesse cenário, o desafio passa a ser garantir visibilidade dentro dessas novas formas de entrega de conteúdo.
Amanda Moore, vice-presidente de marketing de performance do Preferred Travel Group, acredita que, diante do declínio do SEO tradicional, áreas como relações públicas e construção de personas voltam a ganhar relevância. “A forma como pensamos a busca paga vai evoluir em sua definição”, diz Moore.
Para Gavira, a monetização das novas ferramentas baseadas em IA será inevitável, especialmente por parte de grandes plataformas como o Google. “Pense no custo desses modelos de linguagem. O Google tem na busca sua principal fonte de receita, e certamente não abrirá mão disso”, analisa. Segundo ele, já é possível observar a inclusão de links patrocinados nos recursos de IA da plataforma, e esse modelo tende a ser replicado.
Diante desse contexto, a segmentação de campanhas publicitárias também deve mudar. “Antes, você mirava em palavras-chave. Agora, pode ser que passe a mirar em personas, no real propósito do usuário, porque os comandos em IA vão fornecer muito mais informações sobre a intenção de quem está buscando”, explica.
Os executivos destacam ainda que seus papéis têm sido diretamente afetados pela evolução das tecnologias, com impacto nos fluxos de trabalho e na estruturação dos modelos comerciais no turismo. Entre os pontos ressaltados está a retomada de estratégias de visibilidade orgânica por meio de comunicação institucional e relações públicas, frente a um ambiente digital cada vez mais orientado por IA.