BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Repensando marketing digital no Turismo diante do avanço da IA

Executivos avaliam impacto da IA generativa em tráfego orgânico, segmentação e canais de aquisição no turismo

Com a ascensão da inteligência artificial (IA), o conceito tradicional de search engine optimization (SEO) passa por transformações profundas, afetando diretamente a forma como o setor de turismo estrutura suas estratégias de marketing digital.

Para Mario Gavira, vice-presidente de Crescimento e Marca da Kiwi.com, a indústria precisará se adaptar rapidamente. “Nossa estratégia de conteúdo e de link building precisa mudar para acompanhar essa nova realidade”, afirma, em entrevista ao Phocuswire.

No entanto, segundo ele, isso é apenas o início. “Agora temos que testar: esses agentes de IA se tornarão realmente um novo canal de aquisição? Será apenas busca? Serão transações completas? As pessoas estarão dispostas a permitir que o agente finalize a compra em nome do cliente?”, questiona.

Gavira observa que a parcela de tráfego orgânico tende a diminuir de forma significativa, mas destaca que os motores de resposta com IA continuarão mencionando marcas e fornecedores ao atenderem a comandos específicos. Nesse cenário, o desafio passa a ser garantir visibilidade dentro dessas novas formas de entrega de conteúdo.

Amanda Moore, vice-presidente de marketing de performance do Preferred Travel Group, acredita que, diante do declínio do SEO tradicional, áreas como relações públicas e construção de personas voltam a ganhar relevância. “A forma como pensamos a busca paga vai evoluir em sua definição”, diz Moore.

Para Gavira, a monetização das novas ferramentas baseadas em IA será inevitável, especialmente por parte de grandes plataformas como o Google. “Pense no custo desses modelos de linguagem. O Google tem na busca sua principal fonte de receita, e certamente não abrirá mão disso”, analisa. Segundo ele, já é possível observar a inclusão de links patrocinados nos recursos de IA da plataforma, e esse modelo tende a ser replicado.

Diante desse contexto, a segmentação de campanhas publicitárias também deve mudar. “Antes, você mirava em palavras-chave. Agora, pode ser que passe a mirar em personas, no real propósito do usuário, porque os comandos em IA vão fornecer muito mais informações sobre a intenção de quem está buscando”, explica.

Os executivos destacam ainda que seus papéis têm sido diretamente afetados pela evolução das tecnologias, com impacto nos fluxos de trabalho e na estruturação dos modelos comerciais no turismo. Entre os pontos ressaltados está a retomada de estratégias de visibilidade orgânica por meio de comunicação institucional e relações públicas, frente a um ambiente digital cada vez mais orientado por IA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

FIT Pantanal confirma edição 2026 em...

FIT Pantanal aposta na internacionalização e em encontros de negócios para ampliar a conexão do destino com o Brasil e o mundo

Janyck Daudet anuncia Club Med Gramado...

Presidente do Club Med para América Latina destacou a importância do mercado corporativo, reforçou compromissos de personalização e sustentabilidade e revelou detalhes do novo resort no Rio Grande do Sul

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS