A Latam Cargo Brasil, divisão de cargas do grupo Latam, deu início em 15 de maio a uma nova rota semanal operada por aeronaves cargueiras Boeing 767-300F entre Guarulhos, Fortaleza e Manaus. Com capacidade superior a 50 toneladas por voo, a operação já resultou em um aumento de 47% na capacidade de carga da companhia no estado do Ceará, comparado ao mesmo mês do ano anterior.
O investimento reforça o papel de Fortaleza como um importante hub logístico do Nordeste, além de otimizar o fluxo de cargas gerais entre São Paulo e a capital cearense. O novo trajeto também amplia significativamente a logística entre Fortaleza e Manaus, com destaque para o transporte de ovos férteis, produtos perecíveis, como pescados e frutas, e peças de vestuário.
“A Latam Cargo está comprometida com o desenvolvimento do Nordeste e Norte do Brasil, que são importantes polos estratégicos de importação e exportação. Com este novo voo semanal cargueiro, reforçamos o papel do transporte aéreo de cargas no crescimento do País, buscando impulsionar os negócios e fortalecer a cadeia de suprimentos dessas regiões, garantindo aos nossos clientes uma solução logística ágil e confiável”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil.
Dados da Anac e da Iata indicam que a Latam Cargo é responsável por 50% do mercado de cargas aéreas em Fortaleza, somando voos nacionais e internacionais. Em 2024, foram mais de 18 mil toneladas movimentadas no estado. Já em Manaus, a companhia respondeu por 46% do volume transportado, superando 50 mil toneladas no mesmo período.
A atuação da Latam Cargo no Brasil também ganhou força com a retomada da liderança no transporte de cargas em voos de passageiros, alcançando 38,7% de market share em abril e maio de 2025, segundo a Anac. Para sustentar esse crescimento, a empresa ampliou em 50% sua capacidade operacional no Aeroporto de Guarulhos, totalizando mais de 2,9 mil m² destinados à movimentação de cargas.
A expansão viabilizou parcerias estratégicas, como o acordo com a Amazon, que permitiu o aumento nas entregas em onze estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Hoje, a Latam Cargo opera em 51 bases logísticas no Brasil, com serviço de entregas que alcança mais de 1,8 mil municípios.