BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Latam Cargo amplia capacidade no Ceará com nova rota Guarulhos–Fortaleza–Manaus

Operação com cargueiro Boeing 767-300F impulsiona transporte de ovos férteis, perecíveis e confecções no Norte e Nordeste

A Latam Cargo Brasil, divisão de cargas do grupo Latam, deu início em 15 de maio a uma nova rota semanal operada por aeronaves cargueiras Boeing 767-300F entre Guarulhos, Fortaleza e Manaus. Com capacidade superior a 50 toneladas por voo, a operação já resultou em um aumento de 47% na capacidade de carga da companhia no estado do Ceará, comparado ao mesmo mês do ano anterior.

O investimento reforça o papel de Fortaleza como um importante hub logístico do Nordeste, além de otimizar o fluxo de cargas gerais entre São Paulo e a capital cearense. O novo trajeto também amplia significativamente a logística entre Fortaleza e Manaus, com destaque para o transporte de ovos férteis, produtos perecíveis, como pescados e frutas, e peças de vestuário.

“A Latam Cargo está comprometida com o desenvolvimento do Nordeste e Norte do Brasil, que são importantes polos estratégicos de importação e exportação. Com este novo voo semanal cargueiro, reforçamos o papel do transporte aéreo de cargas no crescimento do País, buscando impulsionar os negócios e fortalecer a cadeia de suprimentos dessas regiões, garantindo aos nossos clientes uma solução logística ágil e confiável”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil.

Dados da Anac e da Iata indicam que a Latam Cargo é responsável por 50% do mercado de cargas aéreas em Fortaleza, somando voos nacionais e internacionais. Em 2024, foram mais de 18 mil toneladas movimentadas no estado. Já em Manaus, a companhia respondeu por 46% do volume transportado, superando 50 mil toneladas no mesmo período.

A atuação da Latam Cargo no Brasil também ganhou força com a retomada da liderança no transporte de cargas em voos de passageiros, alcançando 38,7% de market share em abril e maio de 2025, segundo a Anac. Para sustentar esse crescimento, a empresa ampliou em 50% sua capacidade operacional no Aeroporto de Guarulhos, totalizando mais de 2,9 mil m² destinados à movimentação de cargas.

A expansão viabilizou parcerias estratégicas, como o acordo com a Amazon, que permitiu o aumento nas entregas em onze estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Hoje, a Latam Cargo opera em 51 bases logísticas no Brasil, com serviço de entregas que alcança mais de 1,8 mil municípios.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS