BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Belém terá aumento de voos para atender à Cop30

Com medida do pacote “Turismo em Ação – Edição Pará”, oferta de assentos sobe 23,3% em novembro; voos internacionais crescem 44%

Celso Sabino, ministro do Turismo, anunciou nesta quinta-feira (10), em Belém (PA), a ampliação da malha aérea com foco na preparação da cidade para receber a Cop30, que será realizada em novembro. A medida faz parte do pacote “Turismo em Ação – Edição Pará”, coordenado pelo Ministério do Turismo com apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Segundo dados da Abear, com base em informações da Anac, a oferta de assentos domésticos para Belém aumentará 23,3% em novembro, passando de 199.339 (2024) para 245.751 lugares. O número de voos também crescerá 19%, de 1.174 para 1.395 operações. Na malha internacional, os voos saltam de 22 para 31, enquanto o número de assentos cresce de 3.888 para 5.610, uma alta de 44%.

“Essa expansão é um marco para o turismo e para a preparação do Brasil como anfitrião da maior conferência climática do planeta. Estamos trabalhando para garantir não apenas estrutura, mas acesso. Belém estará mais conectada com o Brasil e com o mundo”, afirmou o ministro.

A nova malha aérea contempla novas rotas e aumento de frequência de voos regulares, com foco na integração regional, especialmente entre Belém e cidades da Região Norte. A estratégia inclui ainda ações sustentáveis, como o uso de aeronaves mais eficientes e iniciativas de descarbonização da aviação.

Para Candyce Rocha, assessora da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para a Cop30 (Secop), a ampliação é parte fundamental da logística do evento. “A nova malha amplia o acesso à Amazônia e reforça o compromisso com uma conferência inclusiva e de escala global”, declarou.

Já a diretora de Relações Institucionais da Abear, Ana Maria Matta, destacou o alinhamento entre o governo federal e o setor aéreo. “É um esforço coletivo para garantir que a COP30 seja um sucesso logístico, técnico e ambiental. A aviação nacional está comprometida com esse protagonismo.”

A Gol Linhas Aéreas também reforçou seu papel estratégico. “Estamos preparados para oferecer mais voos, com conforto, eficiência e segurança. A Cop30 é uma oportunidade de mostrar o Brasil em sua plenitude”, afirmou Gustavo Tessari, diretor de Relações Internacionais da companhia.

O anúncio encerrou o ciclo de lançamentos do programa “Turismo em Ação – Edição Pará”, que contempla ainda qualificação profissional, obras de infraestrutura e apoio a eventos estratégicos no estado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS