BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

BH Airport reforça orientação sobre bagagem de mão durante férias de julho

Terminal amplia medidas para embarque ágil e alerta passageiros sobre itens proibidos nas malas

Com a expectativa de receber mais de 1 milhão de passageiros durante as férias de julho, o BH Airport reforçou medidas para garantir agilidade e segurança no embarque. A principal recomendação é que os viajantes estejam atentos às normas da Anac sobre o que pode ou não ser transportado na bagagem de mão. O objetivo é evitar contratempos nos canais de inspeção e contribuir para um fluxo mais eficiente nos terminais.

Entre janeiro e maio de 2025, mais de 3 mil toneladas de itens foram retidos no raio-x do aeroporto. A lista inclui desde objetos comuns como canivetes, tesouras e aerossóis, até itens inusitados como pedras, pesos de ginástica e picaretas. Um dos itens comumente barrados é a cachaça artesanal — símbolo cultural mineiro — que, embora permitida, deve estar em embalagem lacrada, com até 1 litro e teor alcoólico entre 24% e 70%, segundo as regras da Anac. Produtos como queijos, por sua vez, são liberados para voos domésticos.

Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport, ressalta que a colaboração dos passageiros é fundamental para a fluidez do embarque. “Temos trabalhado continuamente para tornar a experiência do passageiro cada vez mais fluida. Hoje, 99% dos nossos passageiros passam pela inspeção de segurança em até 5 minutos, um desempenho que nos coloca como referência em eficiência no país. Mas é essencial que os passageiros façam sua parte: seguir as regras e preparar corretamente a bagagem é um passo importante para manter esse ritmo ágil e seguro”, afirma.

Além da fiscalização reforçada, o aeroporto implementou um canal de embarque rápido para passageiros com apenas um item, medida que já tem reduzido o tempo de espera e colaborado com a organização do fluxo de viajantes.

Para facilitar o planejamento, o BH Airport orienta que os passageiros consultem as companhias aéreas ou acessem o site da Anac para verificar a lista completa de itens proibidos. A recomendação é preparar a mala com antecedência e evitar incluir qualquer objeto que possa comprometer a segurança do voo ou atrasar o embarque coletivo.

A lista de itens vetados inclui armas de fogo, objetos cortantes ou perfurantes com lâminas acima de 6 cm, ferramentas pesadas, produtos inflamáveis, substâncias tóxicas e explosivos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS