No domingo (13), São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, inaugura o Circuito Roça Velha, nova rota de ecoturismo integrada ao programa Caminhadas na Natureza, coordenado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria da Agricultura. O percurso oferece aos visitantes uma imersão na Mata Atlântica, em uma área próxima ao Parque Nacional Guaricana, na Serra do Mar, considerada o maior remanescente desse bioma no Brasil.
O lançamento reforça a vocação do Estado para o turismo rural e propõe valorizar pequenas propriedades e comunidades que têm na agricultura familiar sua base econômica. “O Paraná é rico em turismo rural. É o Estado que mais produz por metro quadrado e essa agricultura deve ser utilizada com a visão voltada ao turismo também. Esse é o olhar como um todo que o governador está tendo com o nosso Estado, buscando de todos os lados a valorização do turismo”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Turismo e desenvolvimento local
Desde 2008, São José dos Pinhais participa ativamente do programa Caminhadas na Natureza. Com 56 passeios realizados até hoje e uma média anual de 16 mil caminhantes, o município consolidou sua liderança nesse tipo de atividade no Brasil. “Fazemos de tudo para valorizar nossos moradores e mostrá-los a importância do turismo para quem vive na área rural, então esse projeto é maravilhoso para nós. Somos a cidade que mais recebe caminhantes em todo o Estado e também do Brasil”, destacou Silvio Mecânico, secretário municipal de Turismo.
A nova trilha chega como a quarta caminhada promovida apenas neste ano. A programação segue com mais quatro roteiros até o fim de 2025, incluindo circuitos diurnos e até mesmo uma proposta noturna no tradicional Caminho do Vinho.
Experiência completa para o turista
Os circuitos organizados oferecem uma infraestrutura pensada para a segurança e o conforto dos visitantes. Durante o trajeto, há pontos de apoio com água, banheiros, carros de suporte, presença de ambulâncias e segurança pública. Além disso, os roteiros incluem paradas em estabelecimentos locais de gastronomia, produtos coloniais, artesanato e, principalmente, o forte comércio de alimentos orgânicos — marca do município.
As caminhadas também incentivam a geração de renda para as famílias que vivem no campo. “Esse é um documento que foi elaborado pelo nosso órgão de promoção do turismo do Estado, com critérios baseados em institutos e órgãos oficiais. São locais que possuem uma infraestrutura completa para atender aos turistas com excelência”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, ao se referir ao Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos do Estado, que inclui São José dos Pinhais como referência em turismo rural.
Política pública consolidada
O programa Caminhadas na Natureza teve início no Paraná em 2007 como uma política pública voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à valorização de atividades de bem-estar e lazer em áreas rurais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). Em 2024, o Estado contabilizou 94 circuitos realizados em 66 municípios, somando mais de 48 mil participantes e 1 mil famílias beneficiadas — o que gerou cerca de R$ 1,4 milhão em renda direta.
O impacto positivo no desenvolvimento regional e na preservação ambiental torna o programa uma das principais ferramentas de fomento ao turismo rural no Brasil. Para quem deseja conhecer mais da natureza paranaense e contribuir com o desenvolvimento sustentável, as Caminhadas na Natureza são uma opção atrativa e acessível.
Próximos roteiros em São José dos Pinhais
17/08 – 9º Circuito Marcelino
14/09 – 5º Circuito Faxina
08/11 – 1º Circuito Noturno Caminho do Vinho
30/11 – 1º Circuito Guaricana