Com a expectativa de reunir mais de 50 mil delegados, especialistas, jornalistas e representantes da sociedade civil, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) contará com medidas específicas para facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil. Portaria conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública instituiu a concessão de visto de visita e autorização de ingresso aos participantes credenciados do evento, que ocorrerá entre os dias 6 e 21 de novembro, em Belém (PA).
O novo visto eletrônico, gratuito e com validade até 31 de dezembro de 2025, permitirá múltiplas entradas no país. A medida se aplica aos participantes provenientes de países que não possuem acordo de isenção de visto com o Brasil. Os pedidos deverão ser feitos nas representações diplomáticas brasileiras no exterior. A iniciativa visa desburocratizar o processo de entrada, garantir fluidez logística e assegurar o bom andamento da maior conferência climática do planeta.
“Esta é uma decisão fundamental. Ao facilitar a chegada dos participantes da COP30, nós estamos não apenas garantindo o sucesso do evento, mas, também, abrindo as portas do Brasil e da Amazônia para milhares de visitantes”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Para além das questões migratórias, o Ministério do Turismo (MTur) vem investindo na preparação da capital paraense. Uma das frentes é a capacitação profissional. A Escola Nacional de Turismo, instalada em Belém, já formou mais de dois mil trabalhadores em cursos gratuitos de qualificação voltados ao atendimento ao turista, idiomas e práticas de sustentabilidade. Na última quinta-feira (10), 936 alunos participaram da cerimônia de formatura conduzida pelo ministro Sabino.
A infraestrutura da cidade também está recebendo atenção especial, com ações de revitalização de atrativos turísticos, visando melhorar a experiência dos visitantes durante a conferência. Outro ponto estratégico é o reforço da malha aérea. Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o MTur confirmou que, em novembro, a oferta de assentos em voos domésticos para Belém será ampliada em 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado — passando de 199.339 para 245.751. O número de operações também crescerá de 1.174 para 1.395, alta de 19%.
No panorama internacional, o avanço será ainda mais expressivo. A conectividade aérea internacional aumentará de 22 para 31 voos, com salto no número de assentos de 3.888 para 5.610 — crescimento de 44%. As medidas colocam Belém em evidência como anfitriã da COP30 e refletem o esforço conjunto do governo federal em garantir uma conferência bem-sucedida, com impacto duradouro para o turismo e a imagem internacional do Brasil.