A 67ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) será realizada nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo, como parte da programação da Equipotel. Com o tema “Eficiência e inovação para um futuro vitorioso”, o evento retoma, pelo oitavo ano consecutivo, a parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e a maior feira de hospitalidade da América Latina.
A programação do congresso, concentrada nas tardes dos dois dias, reunirá nomes de destaque do jornalismo, do esporte e da saúde para abordar temas que conectam o setor da hospitalidade com debates mais amplos sobre política, economia, bem-estar e transformação digital. “Nosso compromisso é oferecer experiências e conteúdos que reflitam todos os pilares da hospitalidade. Estar ao lado da ABIH Nacional no Conotel 2025 reforça nossa missão de contribuir para o desenvolvimento da hotelaria no Brasil”, afirma Daniel Pereira, gerente da Equipotel.
A abertura do congresso será marcada pela palestra do jornalista William Waack, que, às 15h do dia 16, abordará o tema “Cenários econômicos e políticos: onde estamos e para onde vamos?”. Em seguida, às 16h30, o educador físico e especialista em saúde e qualidade de vida, Marcio Atalla, discutirá “Tempestade perfeita: vida em movimento vitorioso”, trazendo uma abordagem sobre bem-estar no contexto da vida moderna.
No segundo dia (17/09), a programação tem início com a empresária Gabriela Maria Schwan Poltronieri, co-fundadora da Rede Swan Hotéis, que abordará o empreendedorismo feminino sob a ótica da hotelaria. Às 16h, o consultor Maurício Vianna, da MJV Consultoria, apresenta a palestra “Tendências de varejo + IA aplicadas à hotelaria”. Para encerrar a edição de 2025, a campeã olímpica Daiane dos Santos subirá ao palco às 17h com a palestra motivacional “Conversa com Campeã”.
Para Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, o Conotel se consolida como um espaço estratégico de reflexão e integração da cadeia hoteleira nacional. “Nosso objetivo é, e sempre foi, discutir as nuances e os cenários institucionais e políticos do turismo e da hotelaria no país. Em 2025, nossa programação apresenta uma série de temas, abordados com olhares diferenciados, que podem apoiar as decisões e o planejamento das empresas hoteleiras, tanto a nível operacional, quanto no quesito de investimentos, a curto e médio prazo”, reforça.