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Passageiros impactados por greve em Portugal têm direito à reembolso

Viajantes afetados por greve em Portugal têm direito à remarcação, reembolso e auxílio com alimentação e hospedagem

Passageiros impactados pela greve dos trabalhadores da Menzies, antiga Groundforce, que tem causado atrasos e cancelamentos em aeroportos de Portugal, têm direito à remarcação de bilhetes, reembolso em alguns casos e assistência básica durante a espera. Também é possível reivindicar compensação em caso de extravio de bagagem.

Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor destaca que, mesmo durante paralisações, as companhias aéreas mantêm obrigações com os clientes. “A legislação não prevê indemnização por atrasos ou cancelamentos dos voos, mas, nestes casos extraordinários, as companhias aéreas são responsáveis por garantir que os viajantes tenham atendimento para remarcação das passagens e custeio de refeições ou alojamento em hotel, quando necessário”, afirma.

Radchenko recomenda que os passageiros impactados pela greve em Portugal guardem todos os comprovantes da viagem, incluindo cartões de embarque, notificações de atraso e recibos de despesas. “Estes registos podem apoiar uma reclamação posterior se a interrupção não for tratada adequadamente pela companhia aérea”, complementa.

Em caso de cancelamento, o passageiro deve procurar o balcão da companhia aérea ou utilizar plataformas digitais, como a própria AirAdvisor, para solicitar suporte. “Agir rapidamente aumenta as hipóteses de encontrar opções de viagem alternativas”, orienta.

A AirAdvisor disponibiliza uma calculadora online gratuita para verificar a possibilidade de compensação em situações de perturbação aérea, acessível pelo link.

A empresa também lembra que o artigo 19.º do regulamento europeu 261 responsabiliza a transportadora por danos decorrentes de atrasos no transporte de passageiros ou bagagem. Segundo Radchenko, “uma greve normalmente não se enquadra na exceção de responsabilidade, e os passageiros têm direito de pedir indemnização em casos de extravio de suas bagagens”.

Para facilitar esse processo, foi lançada uma ferramenta online específica para reclamações relacionadas a bagagens, disponível neste link. A plataforma permite ao passageiro avaliar a elegibilidade da solicitação e calcular automaticamente o valor da compensação com base no voo e no destino, conforme as regras da companhia aérea envolvida.

Segundo Radchenko, o valor da compensação por perda de bagagem varia conforme a legislação de cada país. No caso de viagens dentro da União Europeia ou do Reino Unido, o valor pode chegar a até 1,9 mil euros.

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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

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