O Conselho de Administração da Ita Airways aprovou, nesta terça-feira (29), o Plano Estratégico da companhia para o período de 2026 a 2030. O documento estabelece as diretrizes operacionais da aérea italiana como parte integrante do Grupo Lufthansa, com foco na expansão da malha de voos intercontinentais, na renovação da frota e na consolidação de sinergias comerciais com a empresa alemã.
O plano é uma continuidade do processo iniciado com a aquisição da participação majoritária da Ita pela Lufthansa, e prevê a transformação do aeroporto de Roma-Fiumicino (FCO) em principal hub do grupo no sul da Europa.
Entre as metas da companhia está o lançamento de novas rotas de longo curso a partir de Roma, com destino a mercados estratégicos na América do Norte, América do Sul, Ásia e África. Os destinos específicos ainda não foram divulgados. A estratégia visa atender à crescente demanda global, fomentar o turismo receptivo à Itália e ampliar os fluxos comerciais e culturais.
A expansão intercontinental será acompanhada por maior conectividade na Europa e na região do Mediterrâneo, com o apoio de acordos e parcerias estratégicas para otimizar as conexões por meio do hub romano.
Outro pilar do plano é a modernização da frota, que será composta quase exclusivamente por aeronaves de nova geração da Airbus — modelos A220, A320neo, A330neo e A350-900. A empresa prevê a incorporação de uma nova aeronave de longo curso por ano a partir de 2026, estabilizando a frota em cerca de 100 aviões até 2030.
Segundo a Ita, a renovação atende não apenas à estratégia de crescimento da malha, mas também à necessidade de adaptação às exigências econômicas e ambientais. A gradual eliminação das permissões gratuitas no Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS) deve tornar a operação de aeronaves mais antigas financeiramente inviável. Por isso, a aposta em modelos mais eficientes em consumo de combustível e com menor emissão de CO₂ também representa uma medida de contenção de custos.
A integração ao ecossistema Lufthansa será intensificada nos próximos cinco anos. A expectativa é que a Ita seja incorporada à aliança global Star Alliance no início de 2026, ampliando a oferta de conexões internacionais. A companhia também aguarda aprovação para integrar os acordos de joint venture transatlântica (A++) e Japão (J+), em parceria com United Airlines, Air Canada e All Nippon Airways, entre outras. Essas alianças devem reforçar a presença da empresa no mercado global, com ganhos adicionais nas operações de carga e nos programas de fidelidade Volare (Ita) e Miles & More (Lufthansa).
“O Plano de Negócios aprovado permite que a Ita Airways continue se desenvolvendo de forma sustentável, aproveitando as sinergias com o Grupo Lufthansa”, afirma Joerg Eberhart, CEO e diretor-geral da companhia. “Com a expansão da rede, adoção de tecnologias, parcerias com grandes players globais e compromisso com a excelência de serviço, seremos capazes de atrair, até 2030, um número cada vez maior de passageiros viajando de e para a Itália”, acrescenta.
Sandro Pappalardo, presidente da Ita Airways, agradeceu às equipes envolvidas na elaboração do plano, que, segundo ele, “guiará e garantirá o desenvolvimento da companhia nos próximos cinco anos”, finaliza o executivo da companhia que ampliou programa Volare com parceiros, benefícios e promoções recentemente.