BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,44
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Turismo de natureza em foco no Abeta Summit 2025

Congresso em Caraguatatuba destacará ecoturismo, sustentabilidade e negócios no Litoral Norte, com palestras e programação aberta ao público

Caraguatatuba, a 175 km da capital paulista, será palco entre os dias 3 e 6 de setembro do Abeta Summit 2025, evento que reúne a cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil. O evento itinerante, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), reunirá mais de 400 profissionais, gestores públicos e operadores, além de uma programação aberta ao público que inclui a exposição (Re)Descobrindo o Brasil, com expectativa de atrair mil visitantes.

Desde 2003, o congresso percorre diferentes regiões do país como fórum para discutir tendências, desafios e oportunidades do setor. Em sua edição no Litoral Norte, o Abeta Summit mira o potencial turístico de uma região formada por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que concentra 85% da Mata Atlântica preservada no estado. Com ecossistemas variados, de costões rochosos a florestas de altitude, o destino oferece oportunidades para turismo de aventura e experiências imersivas na natureza.

“O litoral Norte de São Paulo é rico em praias, ilhas, montanhas e comunidades tradicionais. O Abeta Summit será uma oportunidade de qualificação e conscientização para fortalecer o turismo local de forma sustentável”, afirma Luiz Del Vigna, diretor-executivo da Abeta.

A programação inclui palestras, workshops, rodadas de negócios e encontros de gestores municipais, além de atividades vivenciais, oficinas e visitas técnicas. Entre os temas, estão turismo e mudanças climáticas, gestão de parques naturais, financiamento do turismo de natureza e o mercado de turismo de aventura no Brasil.

O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, destaca o legado esperado. “Mais do que receber um evento, estamos construindo um legado de inovação, sustentabilidade e oportunidades”, afirma. Já o presidente do Circuito Litoral Norte, Toninho Colucci, ressalta o impacto econômico e social. “O ecoturismo valoriza nosso patrimônio natural e gera renda e empregos, desde que planejado com responsabilidade e inclusão social”, ressalta.

Segundo dados da região, a ocupação hoteleira cresceu 6% em 2024 em relação ao ano anterior, reforçando a atratividade do destino ao longo de todo o ano. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Azul suspende voos em 13 cidades...

Plano da Azul Linhas Aéreas prevê corte de frota, ajustes tarifários e captação de US$ 1,6 bi para reduzir dívidas

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Exclusivo: Grupo Vilarejo anuncia expansão com...

Grupo Vilarejo anuncia expansão para Minas Gerais e São Paulo, com três novos hotéis até 2035 com contínuo foco na qualidade

Latam inaugura novo lounge no aeroporto...

Espaço de 2.450 m² no aeroporto Jorge Chávez reúne design regional, gastronomia autoral e compromisso ambiental; investimento supera US$ 10 milhões

Gol estreia voos diretos entre São...

Nova rota internacional fortalece presença da companhia no Cone Sul e amplia conexões regionais a partir de Guarulhos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS