BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Rip Ride Rockit: 10 curiosidades da montanha-russa que marcou o Universal Studios

A Hollywood Rip Ride Rockit, localizada no Universal Studios Florida, encerrou suas atividades nesta segunda-feira (18), após 16 anos de operação. Conhecida por sua altura imponente, velocidade e a possibilidade de personalizar a trilha sonora, a atração reunia particularidades que a tornavam bastante singular no portfolio do parque.

Diante desse legado, a redação do Brasilturis destaca 10 curiosidades que marcaram visitantes desde sua inauguração em 2009:

1. Alta e veloz

O percurso da Hollywood Rip Ride Rockit começava com uma subida totalmente vertical de 51 metros de altura, uma das mais íngremes da Flórida e a mais alta do Universal Orlando Resort. A sensação era de estar deitado para trás durante a ascensão. Logo em seguida, a primeira descida permitia os trens alcançarem uma velocidade de 105 quilômetros por hora (km/h) e até 4.18 de Força-G.

2. Radical, mas sem inversões

Embora visualmente parecesse ter inversões, a Rip Ride Rockit não possuía loopings completos. Seu percurso incluía uma manobra conhecida como “The Double Take”, uma curva inclinada de 41 metros que passava por cima da estrutura, sem inverter os passageiros.

3. Trilha sonora

Uma das características mais marcantes da atração, no entanto, era a possibilidade de escolher a música que acompanharia o passeio, a partir de um menu em tela sensível ao toque instalado no assento. Originalmente, eram 30 músicas distribuídas em cinco gêneros, mas a lista foi reduzida em 2023 para apenas cinco, uma para cada gênero. São elas:

  • Classic Rock/Metal: Welcome to the Black Parade – My Chemical Romance
  • Pop/Disco: Waterloo – ABBA
  • Country: Man! I Feel Like a Woman! – Shania Twain
  • Rap/Hip-Hop: Humble – Kendrick Lamar
  • Club/Electronica: Sandstorm – Darude

4. Playlist secreta

Além da lista oficial, havia um macete que desbloqueava uma playlist secreta de músicas. Após abaixar o cinto de segurança, bastava apertar e segurar o logo da atração na tela por 10 segundos que fazia o menu de músicas se tornar um teclado numérico. Inserindo códigos de três dígitos, era possível ter acesso a mais de 60 faixas adicionais. Entre elas estavam artistas como The Jackson 5, Beastie Boys, Daft Punk, Madonna, Elton John, Lynyrd Skynyrd, Led Zeppelin, Eminem, Iron Maiden e até Mozart.

5. Tecnologia de captura de vídeo

Cada carrinho da Rip Ride Rockit estava equipado com câmeras individuais que registravam a reação dos passageiros durante o percurso, um recurso inédito na Universal quando a atração foi inaugurada. Esses vídeos eram sincronizados com a música escolhida e podiam ser adquiridos como lembrança após o passeio. Entretanto, se tivesse escolhido uma música da playlist secreta, o vídeo ficava mudo, provavelmente por questões de direitos autorais.

6. Desenvolvimento e inauguração

A montanha-russa foi projetada pela fabricante alemã Maurer Söhne e inaugurada em 19 de agosto de 2009. Com quase 1,2 mil metros de trilhos, o percurso tinha duração de 1 minuto e 39 segundos. A experiência radical com trilha sonora tinha o objetivo de fazer os passageiros se sentirem em um videoclipe de suas músicas favoritas.

7. Histórico de interrupções

A Rip Ride Rockit tinha uma reputação de ter problemas técnicos, inclusive com atrasos na inauguração por questões de segurança. Pouco depois da abertura, em 2010, chegou a ficar semanas fechada para reparos nos trens e no sistema de acoplamento. Nos primeiros meses, era comum que a atração ficasse fechada até mais tarde do dia e não operava em dias com chuva ou ventanias. Além disso, era conhecida por sua experiência turbulenta, especialmente para os passageiros sentados na última fila.

8. Popularidade e legado

Ao longo de seus 16 anos de operação, a Rip Ride Rockit atraiu milhões de visitantes. Com sete trens de 12 assentos cada, a atração conseguia transportar quase 1,9 mil visitantes por hora, uma das maiores capacidades operacionais do parque. Sua popularidade era evidente, com filas frequentemente longas e uma base de fãs dedicada que compartilhava suas experiências e músicas favoritas nas redes sociais.

9. Design Distintivo

Além da “Double Take”, a Rip Ride Rockit apresentava outros elementos de design únicos, como curvas bastante complexas e a utilização de trilhos preenchidos com areia e cascalho para reduzir o ruído, melhorando a qualidade do áudio durante o passeio que era providenciado pelas caixas de som integradas ao banco dos passageiros.

10. Homenagem e Futuro

Embora detalhes sobre sua substituição ainda não tenham sido divulgados, rumores indicam que uma nova atração, possivelmente com temática de “Ghostbusters” ou “Fast & Furious”, ocupará o espaço. Enquanto nada está definido, fãs e visitantes se reuniram para uma despedida simbólica no último dia de operação. Alguns escolheram músicas especiais para suas últimas viagens, enquanto a Universal distribuiu palhetas de guitarra exclusivas como lembrança, celebrando o legado da Rip Ride Rockit.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasil lidera turismo no Chile e...

País registrou 787 mil viajantes brasileiros em 2024; expectativa é superar 800 mil este ano

Aeroporto de Guarulhos orienta passageiros sobre...

Concessionária reforça cumprimento das regras da Anac e recomenda atenção às normas para evitar contratempos no embarque

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS