BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Abear adota novo posicionamento com foco em redução de custos

Associação projeta 140 milhões de passageiros transportados até 2030 com políticas de inclusão da classe C

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciou nesta terça-feira (19), em Brasília, o novo posicionamento de sua marca, com ênfase em uma agenda de redução de custos e expansão da aviação civil brasileira. O objetivo é criar as condições para que a classe C volte a viajar de avião e que o setor alcance a marca de 140 milhões de passageiros transportados por ano até 2030.

O evento contou com a presença de autoridades como Tomé Franca, secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Vander Costa, presidente da CNT, além de Juliano Noman, presidente da Abear, e dos presidentes da Azul, Gol e Latam.

Na ocasião, Franca destacou os recordes recentes do setor e afirmou que a expectativa para 2025 é superar os 121 milhões de passageiros. Já Freixo ressaltou a importância da aviação para a atração de turistas internacionais, que em 2024 somaram 6,7 milhões de visitantes e US$ 7,3 bilhões em receita.

Para Juliano Noman, a aviação brasileira está diante da oportunidade de um novo ciclo de crescimento, mas enfrenta desafios ligados ao ambiente de negócios. Ele destacou que apenas em 2025 a judicialização poderá gerar mais de R$ 1 bilhão em custos para as companhias aéreas. “Além da segurança, nossa obsessão é a agenda de redução de custos. Precisamos de políticas públicas que aumentem a competitividade das empresas e democratizem o transporte aéreo”, afirmou.

Os dados apresentados reforçam o momento positivo do setor. No primeiro semestre de 2025, foram transportados 61,8 milhões de passageiros, superando os 57,4 milhões registrados em 2019, último ano antes da pandemia. Vale ressaltar, ainda, que deste montante, 48 milhões de passageiros foram somente de voos domésticos.

O volume total também representa um crescimento de 10% em relação a 2024. Apesar do avanço, o presidente da associação frisou que as empresas ainda lidam com pressões financeiras significativas e precisam de um ambiente regulatório mais sustentável para garantir a expansão.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Com novos produtos, BeFly projeta segundo...

Queensberry e Qby ampliam oferta de produtos, apostam em exclusividade e encerram semestre com resultado acima das metas

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro cresce 6,6% no 1º...

Faturamento recorde e chegada de quase 6 milhões de estrangeiros impulsionam os números do turismo brasileiro no 1º semestre

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Gol lança voos diretos entre Rio...

Companhia estreia rota sazonal em janeiro de 2026 com duas frequências semanais, reforçando conectividade Brasil-Argentina

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS