BRL - Moeda brasileira
EUR
6,23
USD
5,33
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Socorro destaca turismo rural no Salão Nacional do Turismo

Município do Circuito das Águas marca presença no evento com o Alambique Pioneira e reforça vocação sustentável e de aventura

De 21 a 23 de agosto, o Salão Nacional do Turismo chega à sua 9ª edição no Distrito Anhembi, em São Paulo. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento busca fortalecer a estruturação e a competitividade dos produtos e serviços brasileiros, ampliando a visibilidade do país nos mercados nacional e internacional. Entre os destaques desta edição está a participação da cidade de Socorro (SP), representada pelo Alambique Pioneira, que estreia no evento no espaço “Mercadão da Agricultura Familiar”.

O espaço reunirá pequenos produtores artesanais de todo o Brasil, oferecendo mais de 300 produtos, como cachaças, cafés especiais, vinhos, chocolates, farinhas regionais e geleias. Além da vitrine comercial, o público poderá vivenciar experiências culturais, gastronomia típica, shows e ações voltadas ao turismo sustentável e inclusivo. Para Wellen Mazzolini de Lima Moraes, proprietário do alambique, a participação reforça a relevância do município no cenário turístico nacional. “A expectativa dessa nossa primeira participação é grande, pois vamos representar nosso estado, nossa região do Circuito das Águas Paulista e o turismo rural de pequenos produtores familiares”, afirmou.

A tradição do Alambique Pioneira

Com cachaças premiadas, o Alambique Pioneira tornou-se referência em produção artesanal e orgânica, unindo métodos tradicionais e responsabilidade ambiental. O processo, que vai da colheita ao envase, é marcado pelo rigor técnico e pela busca constante pela qualidade, refletindo a identidade rural de Socorro.

Socorro como destino turístico consolidado

Fundada em 1829 e conhecida por sua vocação agrícola, Socorro migrou ao longo das décadas para uma forte base no turismo. Reconhecida como Estância Sanitária em 1945 e depois como Estância Turística em 1978, a cidade ganhou notoriedade a partir dos anos 90, com a chegada do rafting e de grandes hotéis fazenda. Hoje, conta com 83 hotéis e pousadas, 17 parques turísticos, 65 restaurantes e 28 empreendimentos rurais, consolidando-se como um dos polos do ecoturismo e do turismo de aventura no Brasil.

Entre os atrativos locais, está o Swing Rock, maior balanço da América Latina, com 150 metros de altura em vão livre. Além disso, Socorro é referência em turismo acessível e pet friendly, oferecendo mais de 30 atividades de aventura em água, terra e ar, como rafting, tirolesa, arvorismo, parapente e balonismo. O município também investe em experiências ligadas ao ecoturismo, como trilhas, visitas a cachoeiras, observação da natureza e vivências em fazendas de café e alambiques.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    ITB Asia

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS