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Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Air Canada amplia reembolsos e cobre hospedagem após paralisação

Companhia já retomou toda a frota e espera normalizar a malha aérea até 22 de agosto; mais de 127 mil passageiros foram transportados nesta quinta-feira

A Air Canada anunciou nesta quinta-feira (21) a atualização de sua política de cortesia para clientes afetados pela paralisação que atingiu a companhia entre os dias 15 e 23 de agosto de 2025. Além da já existente política flexível de remarcação e reembolso de custos de transporte, a medida passa a incluir, de forma excepcional, o reembolso de hospedagem, refeições e outras despesas pessoais razoáveis de passageiros prejudicados.

A decisão foi comunicada pelo vice-presidente executivo e diretor de Operações da companhia, Mark Nasr, que destacou o empenho dos funcionários para acelerar a retomada: “Os 40.000 colegas de trabalho da Air Canada, com seu compromisso e expertise excepcionais, nos permitiram restaurar as operações antes do previsto. Agora, esperamos operar muito próximos de nossa programação normal já amanhã. Pedimos sinceras desculpas a todos os clientes cujos planos de viagem foram afetados, e estamos comprometidos em corrigir essa situação — especialmente para aqueles que ficaram retidos durante sua viagem. (…) Este plano atualizado inclui o reembolso de hospedagem razoável, refeições, transporte necessário e outros custos”.

Política especial de despesas

De acordo com a companhia, todos os clientes que tiveram voos cancelados ou atrasados entre 15 e 23 de agosto e que incorreram em gastos com hospedagem, alimentação, transporte terrestre ou outras despesas podem solicitar reembolso. O pedido deve ser feito por meio do portal de atendimento ao cliente da Air Canada, mediante apresentação de comprovantes.

O processamento das solicitações deve levar entre quatro e seis semanas, devido ao alto volume esperado. A empresa reforçou que esta política excede as obrigações legais e foi implementada como medida extraordinária de apoio ao passageiro.

Política flexível de remarcação

A atualização complementa a política já anunciada no início da semana, que prevê o reembolso de custos de transporte alternativo. Estão incluídos casos em que os clientes tiveram de comprar passagens em outras companhias aéreas (em classe igual ou inferior), além de deslocamentos feitos por ônibus, balsas ou carros. Para isso, é necessário que o passageiro tenha optado pela solução mais razoável e econômica, garantindo chegada ao destino no menor prazo possível.

Retomada das operações da Air Canada

Paralelamente, a Air Canada informou que toda a frota de aeronaves já voltou a operar nesta quinta-feira, com mais de 127 mil passageiros transportados em sua rede global. A expectativa é que a malha aérea esteja praticamente normalizada até sexta-feira (22).

Informações detalhadas sobre a política especial de despesas e as condições de reembolso estão disponíveis no site oficial da companhia: www.aircanada.com/action.

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