BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

ICMBio lança Programa Natureza com as Pessoas no 9º Salão do Turismo

Apoiado pelo MTur, programa do ICMBio incentiva visitação sustentável e fortalece a preservação do patrimônio natural brasileiro

O 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), foi palco do lançamento do Programa Natureza com as Pessoas, concebido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e apoio do Ministério do Turismo (MTur).

O objetivo da ação é fomentar a visitação turística das unidades de conservação federais como estratégia de engajamento da sociedade na preservação do patrimônio natural do Brasil, promovendo benefícios sociais, econômicos e culturais nos territórios protegidos.

“Desde o começo, de uma forma muito republicana, a gente trabalhou para que esse momento acontecesse”, conta Celso Sabino, ministro do Turismo. “É muito possível a convivência entre a utilização responsável, sustentável, solidária das unidades de conservação, das áreas de preservação do meio ambiente, com o ecoturismo sustentável”, continua.

“As pessoas, ao verem que a floresta em pé vale mais que a floresta no chão, serão os maiores fiscais da natureza”, acrescenta Sabino, lembrado que, em 2023, o Brasil foi reconhecido pela revista Forbes como principal destino de ecoturismo do mundo, à frente de México, Canadá e Austrália.

Sabino também destacou o poder transformador do turismo. “Quando o cidadão que está à margem de uma unidade de conservação vê que pode, com o turismo e dignidade, garantir o sustento da sua família, a educação do seu filho, a reforma de sua casa, ele vai ser o primeiro a não deixar uma casca de bala sujando o chão por onde passam os turistas. A sustentabilidade no Brasil já é uma realidade organizada, solidária e democrática. Viva a natureza, viva o turismo!”, declara.

Mauro Oliveira Pires, presidente do ICMBIO, explica que o programa marca um novo momento do país. “Precisamos aproximar as pessoas da natureza. O Programa Natureza com as Pessoas pretende ser exatamente um vetor de desenvolvimento para a unidade de conservação e os municípios do entorno, melhorando a qualidade de vida das comunidades tradicionais. O turismo é um estímulo para a conservação da natureza”, salienta.

João Paulo Capobianco, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, pontua que o novo programa intensifica a proteção ambiental. “O lançamento do programa está dentro de um contexto de investimento em várias frentes, como o esforço do governo para criar unidades de conservação. Nos primeiros dois anos do governo do presidente Lula, criamos 14 novas unidades de conservação, incorporando 14 mil novos hectares”, enfatiza.

A cerimônia também reuniu Marcelo Freixo, presidente da Embratur, que sublinhou a importância da preservação do meio ambiente à imagem do Brasil. “À Embratur, cabe apresentar o Brasil ao mundo, e se tem algo que nos ajuda a ter uma imagem positiva é a conservação. Não tem como a gente promover o Brasil por outro caminho que não seja o da responsabilidade ambiental e climática”, aponta.

O evento de lançamento do programa do ICMBio também contou com a presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo (SP); Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, e Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, entre outras autoridades e lideranças da defesa do turismo como instrumento de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro movimenta R$ 107 bilhões...

Apesar da desaceleração da economia nacional, setor de viagens e eventos corporativos segue em alta, com crescimento de 7% no lazer e 8% no corporativo; perspectivas incluem inflação em queda, juros menores e câmbio mais favorável

Janyck Daudet anuncia Club Med Gramado...

Presidente do Club Med para América Latina destacou a importância do mercado corporativo, reforçou compromissos de personalização e sustentabilidade e revelou detalhes do novo resort no Rio Grande do Sul

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS