Conforme divulgado anteriormente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o Programa Natureza com Pessoas, Durante o 9º Salão Nacional do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto em São Paulo (SP). A novidade é que, para apoiar a implementação do programa, o ICMBio assinou protocolos de intenção com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), por meio do Fundo Legado Integrado da Região Amazônica (Fundo Lira/Ipê).
O Fundo irá financiar cinco iniciativas de turismo comunitário em Unidades de Conservação da Amazônia, nos estados do Maranhão, Acre, Pará e Amazonas. Vinculado à Política Nacional de Visitação em Unidades de Conservação Federais, a iniciativa tem como objetivo tornar a visitação uma ferramenta de conservação e de desenvolvimento, com participação das comunidades locais.
“O Programa Natureza com Pessoas é um marco porque conecta diretrizes nacionais a práticas comunitárias que já mostram resultados na floresta. Ao apoiar projetos locais, contribuímos para desenvolver economias da floresta com práticas sustentáveis”, afirmou Fabiana Prado, gerente do Fundo Lira/Ipê.
Segundo Neluce Soares, coordenadora do Fundo Lira/Ipê, a parceria amplia o alcance das ações já em andamento. “Esse protocolo é como um guarda-chuva: ele abrange não só as ações que já estão em andamento, mas também cria espaço para que outros projetos do IPÊ ligados ao tema da visitação possam se conectar ao programa. Isso amplia a cooperação e fortalece ainda mais o turismo de base comunitária na Amazônia.”
Histórico de cooperação
O Fundo Lira/Ipê já colaborou com o ICMBio em projetos anteriores, como a implementação da Trilha Chico Mendes (AC) em parceria com a SOS Amazônia, o plano regional de visitação do Mosaico do Jaú (AM) e a elaboração da normativa que regulamenta a visitação em áreas de sobreposição entre Unidades de Conservação e Terras Indígenas, garantindo segurança jurídica e participação comunitária.