BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Embratur apresenta sistema de gestão no Google Cloud Summit 2025

O palco principal do Google Cloud Summit 2025, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contou com uma participação especial da Embratur. A convite da Google Brasil, a agência esteve no evento para apresentar, nessa quarta-feira (10), a experiência com o desenvolvimento de um sistema próprio de gestão. A solução foi implementada pela própria equipe da Embratur utilizando a tecnologia Google AppSheet e outras ferramentas que permitem criar aplicativos, sites ou sistemas de forma simplificada.

Nomeada de “Hermes”, a aplicação é um sistema de gerenciamento que conecta o planejamento estratégico da Embratur à execução de suas despesas. Na prática, a ferramenta permite que todos os investimentos, custos e ações da agência sejam organizados, categorizados e rastreáveis. O sistema permite visualizar as informações sob diversos recortes (financeiro, orçamentário, contábil e estratégico), além de gerar dados para a análise de resultados e apuração de indicadores de política pública, como mercados prioritários, segmentos turísticos, ferramentas de promoção utilizadas, entre outros.

Representaram a Embratur no painel, Caroline Jorge, gerente de Orçamento, Finanças e Contabilidade; Nathan Souza, gerente de Transformação Digital; Gabriel de Jesus, supervisor de orçamento e João Barros, assessor executivo júnior. Durante a apresentação, a equipe explicou a trajetória para desenvolvimento do Hermes e o processo interno de transição tecnológica pelo qual a Agência passou na atual gestão.

O Hermes foi apontado pela própria Google como um dos maiores e mais completos cases de uso da plataforma AppSheet na América Latina. O destaque vai além da ferramenta em si: enquanto o desenvolvimento sem códigos de programação costuma ser aplicado a soluções pontuais, a equipe da Embratur adotou uma abordagem estratégica e estruturada. Antes da fase de programação, foram conduzidos processos rigorosos de revisão normativa, redesenho de processos, definição do modelo de negócio e elaboração de fluxogramas. Com isso, o desenvolvimento técnico se tornou ágil e fluido, maximizando os ganhos de produtividade.

O foco principal do Hermes é o gerenciamento da execução orçamentária, o controle do planejamento e a produção de dados históricos qualificados. E embora o sistema tenha sido desenvolvido para atender às necessidades específicas da Embratur, seu modelo serve como referência para outras instituições públicas ou privadas.

Marcelo Freixo, presidente da Agência, elogiou o recurso. “O diferencial do projeto está na união entre negócio e tecnologia, demonstrando que soluções personalizadas podem ser construídas por equipes dinâmicas, aproximando a gestão do processo de desenvolvimento tecnológico por meio dessas ferramentas”, destacou.

Com o lançamento do Hermes, em janeiro deste ano, a agência passou a gerar dados estruturados, sistematizados e validados sobre a execução de sua política de promoção internacional do turismo.

Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, comparou o antigo sistema ao uso do Hermes. “Em 2023, a gestão da Embratur ainda dependia de dezenas de planilhas, o que demandava muito esforço para consolidar e interpretar informações”, lembrou.

“Dois anos depois, temos o Hermes, um sistema que conecta planejamento, orçamento e resultados em tempo real. Além de facilitar a gestão, o sistema amplia a transparência, dá mais clareza às nossas decisões e consolida a cultura de inovação que estamos construindo na Embratur”, disse.

Além dos benefícios internos como ganho de produtividade, maior eficiência na gestão e tomadas de decisões com base em dados concretos, o Hermes criou uma nova fonte de dados e informações acessíveis à sociedade. Isso permite que os investimentos da Embratur possam ser analisados, avaliados e relacionados aos resultados alcançados. “Estamos falando de uma iniciativa pioneira em transparência e inteligência institucional no setor de turismo internacional”, acrescentou Freixo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS