BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Natal Luz celebra 40 anos com tons dourados e aposta em energia sustentável

Sob assinatura de Claudya Chanas, cenografia alia tradição e inovação com reutilização de acervo e estreia de iluminação solar

Em sua 40ª edição, o Natal Luz de Gramado, que acontece de 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, promete unir tradição e inovação em sua cenografia. A decoração, assinada pela stager Claudya Chanas, terá o dourado como cor símbolo e, pela primeira vez, contará com iluminação alimentada por energia solar no Lago Joaquina Rita Bier.

Segundo Claudya, moradora de Gramado com mais de três décadas de experiência, 85% do acervo decorativo da Gramadotur será reaproveitado, mas com novas cores, texturas e iluminação. “Estamos reutilizando 85% do acervo. Nosso desafio foi desenvolver uma decoração utilizando os mesmos elementos, mas que fossem apresentados de forma diferente para encantar. Iremos agregar novos itens decorativos e teremos diferenciais na pintura e iluminação douradas. Vamos utilizar técnicas de pintura mais elaboradas, como o gold flake”, afirma.

Entre os destaques, a Rua Torta ganhará decoração vermelha, em sintonia com a nova Vila de Natal na Praça das Etnias. Totalmente remodelada, a vila terá Casa do Papai Noel lúdica e um novo fluxo de visitação, conectando o comércio de artesanato à avenida Borges de Medeiros. Além disso, os tons dourados estarão espalhados por toda a cidade.

A edição também traz novidades em diferentes pontos de Gramado. Os pórticos e a Praça João Leopoldo Rosenfeldt receberão halos, enquanto árvores formadas por mais de 800 globos iluminados enfeitarão a Borges de Medeiros. “Pensamos a cidade como um todo, conectando diversos pontos e gerando um fluxo agradável”, explica Claudya.

A concepção da cenografia também buscou separar, de forma equilibrada, os aspectos religiosos e lúdicos do Natal. O presépio será instalado em frente à Igreja Matriz São Pedro, enquanto prédios de órgãos de segurança ganharão anjos como símbolo de proteção.

“Essa é uma edição emblemática. Vamos manter o que é tradição, olhando para o passado com respeito, mas projetando o futuro com as novas tecnologias, como a energia sustentável”, ressalta Claudya, que reforça o papel de Gramado como referência mundial. “É isso que diferencia a cidade de outros destinos. É essa atmosfera única, que vai além da decoração, que faz do Natal Luz um evento diferente de qualquer outro no mundo”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS