BRL - Moeda brasileira
EUR
6,23
USD
5,34
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Celso Sabino indica permanência no Ministério do Turismo apesar de pressão do União Brasil

Ministro reforça apoio a Lula e deve enfrentar processo de expulsão do partido nesta semana

O ministro do Turismo, Celso Sabino, sinalizou a aliados que permanecerá à frente da pasta, mesmo após a determinação do União Brasil para que seus filiados entregassem os cargos no governo federal, segundo o jornal Valor. A decisão ocorre após semanas de impasse entre o ministro e a cúpula partidária, que abriu um processo disciplinar por descumprimento das orientações da legenda.

Sabino havia apresentado uma carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 26 de setembro, mas atendeu a um pedido do petista para seguir no cargo e participar de compromissos relacionados à COP30, no Pará, seu estado natal. Durante evento em Belém, na última quinta-feira (2), o ministro afirmou publicamente que continuará apoiando o presidente. “Nada, nem partido político, nem um cargo, nem ambição pessoal vai me afastar desse povo que eu amo e do Estado do Pará. Conte comigo, presidente, onde quer que eu esteja, para lhe apoiar, para segurar a sua mão”, declarou.

A permanência de Sabino foi confirmada por aliados após sua participação em agendas oficiais no Norte do país, incluindo a inauguração do Parque Linear da Nova Doca, em Belém. O gesto reforçou o alinhamento do ministro com Lula e aumentou o desconforto dentro do União Brasil, que já prepara sua expulsão.

Segundo o deputado Fábio Schiochet (União-SC), relator do processo, a direção nacional do partido deve se reunir na próxima quarta-feira (8) para votar o relatório que recomenda a saída definitiva do ministro. O prazo para defesa de Sabino termina nesta segunda-feira (6). O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também defendeu a expulsão e indicou que o diretório estadual do partido no Pará, controlado por Sabino, pode ser dissolvido.

Mesmo sob pressão, o ministro mantém a intenção de continuar no cargo e a expectativa é que Celso Sabino encontre Lula novamente nos próximos dias. Segundo o jornal, Sabino tem dito a aliados que sua permanência é motivada pelo compromisso com o setor de Turismo e pelo desejo de concluir projetos considerados estratégicos, como a expansão da infraestrutura turística e o fortalecimento das ações preparatórias para a COP30.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS