Rio de Janeiro (RJ) – A Unedestinos marcou presença na 52ª Abav Expo, realizada no Riocentro entre terça-feira (8) e quinta-feira (10), com um estande próprio que reuniu Convention Bureaux associados de diferentes estados. A participação da entidade teve como objetivo fortalecer a integração entre os profissionais do setor e ampliar a promoção conjunta dos destinos brasileiros.
“Nos reunimos agora há pouco para nos confraternizar e trocar ideias, mas o objetivo do Convention Bureau é promover o turismo, captar eventos e capacitar, trabalhar com treinamento para receber melhor o visitante”, explica Toni Sando, presidente da Unedestinos e do Visite São Paulo Convention Bureau.
A rede conta atualmente com 50 Convention Bureaux associados, que atuam em diferentes regiões do país. “A presença das entidades na feira demonstra que estamos no caminho certo de unificar profissionais e trabalhar com uma linha de promoção integrada. Tudo isso tem contribuído muito para o desenvolvimento de cada destino”, afirma.
Entre as novidades destacadas por Sando estão três iniciativas em andamento:
Observatório de Eventos: plataforma desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que reúne dados sobre eventos realizados nos últimos anos. O objetivo é fornecer informações para que os Convention Bureaux possam prospectar futuras captações.
Portal Mice Unedestinos: ferramenta digital em desenvolvimento que permite a organizadores de eventos, no Brasil e no exterior, acessar informações sobre infraestrutura e capacidade de destinos nacionais.
Unecongresso e Roadshow com a Embratur: o Unecongresso está previsto para abril de 2026 e reunirá profissionais de Convention Bureaux de todo o país. Já o roadshow, programado para o primeiro trimestre de 2026, levará destinos brasileiros a diferentes mercados internacionais em parceria com a Embratur.
Durante a feira, Sando destacou também o papel das feiras e encontros presenciais para o setor. “Participar da Abav Expo é fundamental porque é onde a gente consegue encontrar todo o trade do setor e trocar informações. Ninguém pode tomar nenhuma decisão em laboratório, atrás do escritório. É aqui que o trade se encontra”, salienta.
Para ele, os Convention Bureaux têm um diferencial em relação a outras entidades setoriais por atuarem de forma integrada. “Enquanto as entidades setoriais trabalham muito na defesa do seu setor especificamente, os Conventions podem integrar setores econômicos. Esse é o grande diferencial”, finaliza Sando.