Rio de Janeiro (RJ) – A fintech Clara marcou presença na 52ª Abav Expo, realizada no Riocentro, entre os dias 8 e 10 de outubro, destacando sua atuação no segmento de viagens corporativas e apresentando o Clara TravelPay, novo produto voltado ao mercado travel. A empresa, que opera no Brasil, México e Colômbia, oferece soluções de gestão de pagamentos e cartões corporativos a empresas de diferentes setores, incluindo o de turismo.
“A Clara é uma instituição de pagamento multinacional que disponibiliza uma plataforma global para gestão de pagamentos e cartões corporativos. Temos aderência em diferentes indústrias, inclusive travel”, explica Bianca Freitas, executiva sênior de Contas de Vendas da companhia.
O destaque da participação da fintech na feira foi o Clara TravelPay, produto desenvolvido especialmente para o mercado de viagens. Segundo Igor Rocha, líder de equipe e especialista de Aquisição de Clientes Corporativos, a ferramenta reúne funcionalidades específicas para o setor.
“Lançamos recentemente o Clara TravelPay, que encapsula um produto voltado ao segmento travel. Ele inclui a possibilidade de CTA, os seguros oferecidos aos colaboradores e a utilização de VCNs — cartões virtuais de transação única com dados enriquecidos”, afirma.
Rocha explica que o sistema permite às empresas acompanhar em tempo real as transações realizadas com os cartões corporativos, mantendo o controle e a transparência sobre as despesas. “Oferecemos crédito, o que possibilita ao cliente realizar as compras com seguro, transações únicas e sem perder a governança sobre o processo. Isso garante fluxo de caixa, segurança e visibilidade total das operações”, complementa.
Relacionamento com o trade
Durante a Abav Expo, a Clara participou em parceria com outras empresas do setor. “Estamos junto com a Mastercard, que é nossa parceira, e também com a Sabre com quem estamos fechando uma parceria voltada especificamente para cartões VCN. Essa solução ainda não é pública, mas está em fase de implementação”, explica Bianca.
A empresa marcou presença no evento para fortalecer o relacionamento com o trade turístico. “Participar de feiras como a Abav é importante por três motivos: manter o relacionamento com nossos clientes, que hoje representam cerca de 90% das grandes marcas, buscar novas oportunidades e estar por dentro das tendências e inovações do mercado”, ressalta Rocha.
A executiva reforça que a fintech atua de forma “agnóstica”, permitindo que os clientes utilizem seus cartões para transações com diferentes fornecedores. “Oferecemos autonomia e flexibilidade. A Clara não impõe restrições de uso, o que facilita o dia a dia das empresas e contribui para uma gestão mais eficiente”, afirma Bianca.
Ela destaca ainda que a simplicidade do modelo operacional é um dos fatores que têm atraído o setor de turismo corporativo. “A forma como trabalhamos é descomplicada e dá autonomia às empresas. Isso ajuda muito no fluxo e na gestão das despesas, por isso a adesão é grande entre os clientes do setor”, complementa.
Expectativa de crescimento
Com crescimento constante na América Latina, a Clara encerra 2025 com perspectivas otimistas. “A empresa cresce mensalmente, muitas vezes em dois dígitos. Hoje contamos com cerca de 25 mil clientes na América Latina e queremos chegar a 30 mil em breve, com a meta de alcançar 50 mil a médio prazo”, revela Rocha.
Segundo os executivos, o mês de novembro costuma registrar o maior crescimento anual da fintech, e a expectativa é superar os resultados de 2024. “O céu é o limite para a Clara. Nosso objetivo é continuar acelerando e consolidar a marca como principal meio de pagamento entre empresas na América Latina”, conclui Rocha.
O Brasilturis participa da 52ª Abav Expo e conta com o apoio da Mundi Executive Transport e proteção Affinity Seguros

