O Circuito Caminhos do Paraná – Rotas do Pinhão inicia nesta quinta-feira (23) sua 4ª etapa, levando uma caravana com 25 trailers e motorhomes por 10 cidades da Região Metropolitana de Curitiba até o dia 1º de novembro. A ação, inédita no Brasil e na América Latina, combina atrações culturais gratuitas e experiências turísticas, com o objetivo de impulsionar o turismo sobre rodas e movimentar a economia local. A etapa começa em Rio Negro e termina em Curitiba, onde o grupo seguirá para Pinhais para participar da 9ª Expo Motorhome, entre os dias 12 e 16 de novembro.
Com a inclusão das novas cidades, o circuito alcançará 40 municípios visitados desde sua criação, em maio deste ano. Após Rio Negro, a caravana passará por Campo do Tenente, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Lapa, Araucária, Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Piraquara e Curitiba, onde o acampamento será montado no Parque Barigui. Em cada cidade, as atividades acontecerão das 14h às 21h, com programação gratuita que inclui apresentações culturais, feiras gastronômicas e de artesanato, além de palestras e visitação aos veículos de recreação.
Segundo Eros Tozetto, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) Rotas do Pinhão, o evento é uma oportunidade de valorizar o patrimônio turístico e cultural do Paraná. “Essas cidades são verdadeiros tesouros do Paraná, cada uma com sua identidade, tradições e belezas”, destaca. Tozetto ressalta que o roteiro permitirá aos participantes explorar desde trilhas ecológicas e cachoeiras até centros históricos e festas populares, com destaque para a gastronomia regional. “A gastronomia é outro ponto alto do circuito: pratos típicos como o barreado, o entrevero, a carne de onça e, é claro, o pinhão, serão degustados em restaurantes e festas comunitárias”, finaliza.
Após o encerramento em Curitiba, a caravana seguirá para Pinhais, onde participará da Expo Motorhome, considerada a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina. O evento reunirá 200 expositores no Expotrade Convention Center, apresentando motorhomes, trailers, minitrailers, campers e diversos equipamentos voltados ao turismo sobre rodas.
As 10 cidades abrangidas pela 4ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná – Rotas do Pinhão:
1 – 23/10 (quinta-feira): Rio Negro (Parque Ecoturístico Municipal São Luis de Tolosa/ Prefeitura de Rio Negro)
2 – 24/10 (sexta-feira): Campo do Tenente (Avenida Miguel Komarchewski /Praça Anita Canet)
3 – 25/10 (sábado): Mandirituba (Praça Bom Jesus, Centro)
4 – 26/10 (domingo): Fazenda Rio Grande (Parque Verde, localizado na Rua Santos, 100, Estados)
5 – 27/10 (segunda-feira): Lapa (Praça General Carneiro, Centro)
6 – 28/10 (terça-feira): Araucária (Parque Cachoeira Araucária)
7 – 29/10 (quarta-feira): Almirante Tamandaré (Avenida Emílio Johnson, 360)
8 – 30/10 (quinta-feira): Rio Branco do Sul (Bosque Municipal, na Rua João Costa)
9 – 31/10 (sexta-feira): Piraquara (Rua Angelo Gali, contorno da Avenida Barão do Cerro Azul)
10 – 1º/11 (sábado): Curitiba (estacionamento do Parque Barigui, próximo ao parque de diversões)






