Fortaleza (CE) – O Brazil Travel Market (BTM) 2025 encerrou nesta sexta-feira (24) com recorde de público e perspectivas otimistas para a próxima edição. Segundo os organizadores, até as 17h o evento já havia registrado 5.100 participantes, número 11% superior ao total de inscritos únicos de 2024, quando a feira reuniu 4.600 participantes.
Realizado pela BBC Eventos, o BTM reforçou seu papel como um dos principais encontros B2B de turismo do país, reunindo expositores, destinos nacionais e internacionais e um público altamente qualificado. “O BTM é uma oportunidade de conexão. A cada edição, buscamos um incremento de qualidade e inovação para fortalecer o setor”, afirmou Breno Mesquita, CEO da BBC.
Entre os destaques de 2025 está a estreia da parceria com a Alagev, que trouxe conteúdo inédito voltado ao turismo corporativo e de eventos. “Foi o primeiro ano com uma agenda conjunta com a Alagev e com a Embratur. Conseguimos integrar a participação de associados nacionais e internacionais, com um conteúdo bem intenso e direcionado”, destacou Cláudio Júnior, também CEO da BBC Eventos.
A área de exposições contou com o retorno de grandes marcas, como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, que voltaram a participar após dois anos. No âmbito internacional, Breno destacou a participação de Israel que escolheu o BTM como única feira do semestre. “Alguns expositores que vieram com estandes menores já manifestaram interesse em ampliar o espaço em 2026, o que mostra o alto nível de satisfação”, completou Cláudio.
Além da feira, o BTM consolidou-se como palco de ações paralelas estratégicas, como o lançamento do Plano Brasis e o evento “Vender Orlando é só Alegria”, que reuniu mais de 200 participantes, e encontros institucionais da Anseditur, Fornatur e Consórcio Nordeste. Segundo Mesquita, “essas atividades reforçam a importância do evento como ambiente de integração e aprendizado entre gestores públicos e o trade turístico”.
Outro destaque foi a Rodada de Negócios, realizada em paralelo à abertura, com participação de 220 agentes e 22 fornecedores, que negociaram em encontros de cinco minutos por mesa – formato que “gera resultados consistentes e imediatos”, segundo os organizadores.
A próxima edição, que marca os 15 anos do BTM, já tem data confirmada: 22 e 23 de outubro de 2026, novamente no Centro de Eventos do Ceará. “Será um evento comemorativo e ainda maior. Nosso foco é ampliar o número de operadoras – foram 25 neste ano – e atrair agentes mais qualificados, que realmente geram negócios. O crescimento é relativo, mas a busca por excelência é constante”, concluiu Cláudio.
O Brasilturis participa da 14ª edição do BTM com proteção Affinity Seguros e apoio da Mundi Executive Transport e Azul Linhas Aéreas

