São Paulo (SP) – A Latam inaugurou, nesta segunda-feira (27), a rota inédita que liga o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a São Luís, no Maranhão. O novo voo, que opera de segunda a sexta-feira, marca mais um passo na estratégia de expansão da companhia, que prevê conectar o aeroporto paulistano a todas as capitais do Nordeste até o final de 2025.
Durante a cerimônia no saguão principal, representantes da companhia e da concessionária Aeroportos do Sudeste do Brasil (Aena) reforçaram a importância da nova operação. Marcus Campos, gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da Latam Brasil, destacou o papel do voo na ampliação da conectividade nacional. “A Latam está investindo, está acreditando no mercado brasileiro. Felizmente já temos 41% de participação no mercado doméstico e uma forma de crescer é tendo essa parceria com a Aena. […] Das sete rotas que estamos abrindo no Brasil, três passam por Congonhas: Ilhéus, Natal e São Luís”, afirmou.
Campos explicou que a companhia observa um forte crescimento da demanda na região. “O aeroporto de São Luís, junto com o de João Pessoa, foram os que proporcionalmente mais cresceram neste ano. A gente nota o interesse pelos Lençóis Maranhenses, e isso naturalmente nos motiva a ampliar essa conectividade”, disse. O novo voo será operado por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 176 passageiros, atendendo tanto o público de lazer quanto o corporativo.

De acordo com o executivo, a expansão das rotas é viabilizada pela chegada de novas aeronaves à frota. “A partir do momento que os aviões estão chegando, conseguimos criar rotas que antes não eram oferecidas. A expectativa é muito positiva, porque buscamos atingir mercados potenciais que precisam dessa conectividade”, completou.
Além da nova ligação com o Maranhão, a Latam iniciou recentemente operações de Congonhas para Ilhéus e Natal, e lançará até o final do ano o voo para Teresina. “Na alta temporada, a Latam vai ter de Congonhas voos para todas as capitais do Nordeste. Seguimos comprometidos para seguir crescendo, ampliando e melhorando a conectividade dos brasileiros, especialmente dos passageiros de São Paulo e do Maranhão”, destacou Campos.
Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, também celebrou a nova rota e a parceria com a companhia. “Para nós, da Aena, é um enorme prazer estar com parceria com as companhias aéreas e fazer com que o aeroporto tenha uma conectividade cada vez maior. Já foram feitas várias reformas e ampliações, e até 2028 teremos um novo terminal de passageiros, com investimento de mais de R$ 2,5 bilhões”, afirmou.

A inauguração do voo São Luís – Congonhas faz parte de uma série de lançamentos anunciados pela Latam em 2025. No total, sete novas rotas domésticas e internacionais foram inauguradas neste período, incluindo São Paulo–Córdoba e Guarulhos–Boa Vista — este último, o voo doméstico mais longo do país.

