São Paulo (SP) – A 12ª edição da HSMAI Strategy Conference, realizada nesta quarta-feira (19), em São Paulo, marcou não apenas o encerramento do calendário anual da associação, mas também um momento de projeções para 2026. Para Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam, o evento deste ano reforça a maturidade do mercado, a ampliação das conexões internacionais e a consolidação de novas frentes estratégicas dentro da entidade.
Segundo a executiva, a conferência de fim de ano sempre funciona como ponto de inflexão para o setor, revelando tendências e balizando a tomada de decisão dos profissionais de distribuição, vendas, revenue management e marketing, pilares históricos da HSMAI. “Geralmente, nesse evento, a gente já realmente está pensando no próximo ano. Então, não é à toa que nós começamos com uma economista para falar um pouco do ambiente de negócios e das projeções”, afirmou. Ela acrescentou que, embora a inteligência artificial siga em alta, o movimento agora é de aplicação prática e mais conectada à humanização do negócio.
Outro ponto central do encontro foi a abordagem do segmento corporativo, que concentra suas principais negociações entre o fim de setembro e meados de dezembro. “A gente também traz esse tema sempre”, destacou. O encerramento, como de costume, foi marcado pelo HSMAI Awards, que neste ano recebeu 14 cases. Para Gabriela, o diferencial da premiação é a exigência de comprovação de resultados. “Queremos números, queremos o ROI das campanhas. É muito legal ver como os hotéis vêm valorizando isso”, disse.
A 2025 Strategy Conference também entrou para a história como a primeira edição transmitida online, um pedido antigo de profissionais de outros estados. Gabriela explicou que o formato foi testado como piloto. “A gente entende que o Brasil é muito grande e nem todo mundo consegue vir a São Paulo. O que queremos é oferecer para pessoas de fora que realmente possam assistir o evento em tempo real. Pelo que eu vi, tá tudo indo muito bem”, afirmou. Com os resultados positivos, a transmissão passará a integrar oficialmente todos os eventos da associação em 2026 e com uma possível com expansão para a América Latina.
No balanço do ano, Gabriela celebrou o fortalecimento dos novos chapters. “Foi um ano de mais parcerias e de lotação dos eventos. Estamos até com o ‘problema bom’ de achar lugares em São Paulo para receber tudo”, brincou. Este foi também o terceiro ano — e o de consolidação — dos chapters do Sul do Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. “Esse ano a gente viu que cinco chapters novos se consolidaram. Para a gente foi incrível”, comentou.
Ela explicou ainda que os chapters funcionam como núcleos regionais operados por voluntários do mercado local, responsáveis por promover eventos, rodadas de debate e edições próprias de conferências. Para 2026, novos projetos estão em andamento, incluindo negociações para chapters em Curitiba, Nordeste, Cartagena e Cancun.
15 anos da Go Consultoria
Encerrando a entrevista, Gabriela falou emocionada sobre os 15 anos da Go Consultoria, sua empresa fundada em 2010. Ela destacou que o negócio nasceu de pedidos do próprio mercado e cresceu para além da hotelaria, atuando também em segmentos de luxo, estratégia, processos operacionais e desenvolvimento de lideranças. “Eu amo tanto a nossa indústria, eu amo tanto o que eu faço. Eu escolhi fazer o que eu faço. Eu tô muito orgulhosa e sinto que, de alguma forma, contribuo um pouco”, declarou. Para ela, a marca celebra 15 anos mantendo como principal valor a personalização total dos projetos e a proximidade com cada cliente.

