BRL - Moeda brasileira
EUR
6,22
USD
5,34
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Celso Sabino destaca avanço histórico do turismo em evento da Esfera Rio de Janeiro

Ministro reforça proximidade da marca de 10 milhões de turistas internacionais e importância estratégica do Rio para o setor

Celso Sabino, ministro do Turismo, participou na sexta-feira (28) da abertura do Seminário Esfera Rio de Janeiro, encontro que reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes da sociedade para discutir temas estratégicos como segurança pública, turismo, conectividade urbana e integração entre investimentos públicos e privados. Em sua fala, o ministro destacou o crescimento histórico do setor no país, afirmando que o Brasil está próximo de atingir a marca de 10 milhões de turistas internacionais até o fim de 2025, resultado impulsionado por políticas públicas integradas, ampliação da malha aérea e promoção internacional.

Segundo Sabino, “o turismo segue como um dos vetores mais dinâmicos da economia brasileira e desempenha papel essencial no desenvolvimento econômico e social. É um setor capaz de atrair investimentos, gerar emprego e renda e conectar soluções entre o público e o privado”. Ele também reforçou a importância estratégica do Rio de Janeiro, que já recebeu mais de 1,7 milhão de estrangeiros neste ano e mantém posição de destaque como porta de entrada do turismo internacional no país. “O Rio de Janeiro é um cartão postal internacional. Turistas de diversas partes do nosso país e do mundo querem conhecer as belezas da cidade maravilhosa”, complementou.

O painel foi mediado por Camila Camargo Dantas, CEO da Esfera Brasil, e contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Em sua participação, Paes ressaltou a revitalização do Porto Maravilha como um marco para o turismo carioca. “Sem dúvida essa revitalização foi um passo importante para que o Rio abraçasse ainda mais seus cartões postais”, afirmou.

Dados recentes reforçam o protagonismo do destino: levantamento da Embratur aponta o Rio como o destino brasileiro mais procurado por viajantes internacionais para o período de 21 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026. A procura por voos ao Brasil no período cresceu 35,3%, com destaque para mercados da América do Sul e da Europa. Até 30 de setembro, já haviam sido emitidos 189.107 bilhetes aéreos internacionais com destino ao país, alta de 27% em relação ao ano passado.

O Brasil já contabiliza 8 milhões de visitantes internacionais no ano, número acompanhado pelos “turistrômetros” instalados pela Embratur, com apoio do Ministério do Turismo, em Brasília e no Rio de Janeiro. Os painéis utilizam projeções de inteligência artificial para atualizar em tempo real a chegada de turistas até o Réveillon.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS