Na última quinta-feira (29), a Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou a 3ª edição do ano da Reunião Global com parceiros, fornecedores e gestores de eventos e viagens corporativas que participam de suas 14 comunidades.
O encontro, realizado no Tivoli Mofarrej, contou com a participação de 140 profissionais (80 presenciais e 60 on-line) e teve como objetivo apresentar insights e proporcionar a troca de experiências e boas práticas entre os gestores e fornecedores.
“Nossa ideia é capacitar e dar voz aos nossos associados para coconstruir um futuro melhor. Durante o evento, provocamos o pensar, criar e agir do mercado em direção a um ambiente mais saudável e próspero para todos”, comenta Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da associação.
Trícia Neves, cofundadora e sócia-diretora da Mapie, iniciou a programação com técnicas mindfulness, ou seja, momentos de relaxamento e conexão para promover a importância de estar focado no presente.
Trocas de experiência entre os participantes
Trícia também conduziu duas atividades especiais para os participantes. A primeira foi de networking para que os associados se conhecessem muito além de seus CNPJs. A segunda tarefa teve como objetivo definir os princípios que deveriam reger o mercado de viagens e eventos corporativos, construídos pela Alagev em conjunto com clientes e fornecedores. As ações desenvolveram os ensinamentos da reunião e coconstruíram projetos para ajudar o setor.
Painéis
Nayara Passos, do grupo Sada, apresentou um resumo do Trade Talks com o tema “O que considerar no seu orçamento de viagens em 2023”. “Por conta da pandemia da covid-19, estamos enfrentando um aumento nos preços. A aviação tem os desafios da alta do dólar (aumento de 60% no câmbio), crescimento de 209% no preço do querosene e as questões da guerra da Rússia com a Ucrânia. Já na hotelaria, um dos principais impactos é a falta de profissionais qualificados, uma vez que muitas pessoas trocaram de área”, comenta.
A profissional também destacou três passos para começar a construir o orçamento de viagens para os próximos meses. São eles:
- Estruturar, organizar e estudar a base de dados para traçar os perfis de clientes e conhecer o cenário de viagens;
- Reunir-se com a área de planejamento financeiro da organização, alinhar as premissas macroeconômicas, entender a estratégia da empresa e a representação de viagens no todo;
- Conversar com o mercado e fornecedores e entender os indicadores;
O segundo painel foi sobre “Tarifas dinâmicas” com Priscila Pereira, gerente nacional key accounts da Atlantica Hotels, e Ilka Padula, diretora de vendas globais da Wyndham Hotels & Resorts.
A Priscila apresentou os tipos de tarifas corporativas: fixa, dinâmica, chain discount e a junção de duas técnicas (fixa + dinâmica).
O bate-papo também mostrou 15 pontos sobre o panorama da hotelaria, conforme listado abaixo.
- A pandemia acelerou o processo de tarifa dinâmica;
- Acordos firmados no início de 2020 foram usados na pandemia;
- Queda na ocupação com tarifas flutuantes menores que as fixas;
- Agências e empresas passaram a usar tarifa flutuante;
- Cadeias globais não aceitam mais acordos fixos para baixa demanda;
- Hotéis questionam os acordos de cooperação técnica e financeira com pessoa física (LRA) e foco em negócios NLRA (National Labor Relations Act);
- Blackout dates mais estruturadas e em maior quantidade;
- Travel managers passaram a solicitar tarifas dinâmicas em Request for Proposal (RFPs) de 2022 e 2023;
- Acordos híbridos (fixo + dinâmicos) estão em alta;
- Multicanais para compras (operadoras, agências e clientes);
- Análise do canal de compra mais barato para precificar tarifa fixa ou dinâmica;
- Metasearch mais avançados;
- Mudança de comportamento de toda a cadeia em relação ao pagamento faturado;
- Novas soluções de pagamento;
- Hotéis precificando melhor clientes que compram por meio de cartão;
O encontro também desmistificou algumas questões sobre as tarifas dinâmicas e ressaltou alguns fatores chaves para a aderência como, por exemplo, a comunicação clara sobre o processo, solução tecnológica de pagamento, revisão da política de viagem e conhecimento do perfil do viajante.
Podcasts
A Reunião Global contou ainda com dois podcasts. O primeiro foi realizado com Raffaele Cecere, presidente do Grupo R1, Ana Paula Zuppi, gerente Comercial da Gol, e Luciana Garcez, head de Operações da BeFly. O objetivo foi provocar reflexões sobre a relação entre os diferentes atores do mercado, suas necessidades na retomada e o amadurecimento do setor.
Já o segundo podcast, debateu os modelos de trabalho atuais da indústria, contou com a presença de Luana Spínola, gestora de Viagens e Mobilidade Corporativa do Banco Itaú, Fábio Lessa, gerente de Vendas da Air France-KLM, e Luiz Moura, CMO e cofounder da VOLL.
:: Travel Connect 2022
Evento, realizado em parceria entre a VOLL e ALAGEV, com apoio da GOL Linhas Aéreas, para gestores de viagens.
Data: 17 de outubro (segunda-feira)
Horário: das 9h às 19h
Local: Cubo Itaú
Endereço: Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia, São Paulo
Inscrições: https://conheca.govoll.com/travel-connect-2022 <https://conheca.govoll.com/travel-connect-2022>
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